Iluminação LED para piscinas

Agora é altura de começar a afinação da piscina. Antes de a encher, deve ter em conta as possibilidades de iluminação LED para piscinas que lhe oferecemos e dar-lhe um toque distinto. Esse toque que lhe permitirá realizar festas, jantares e até mesmo dar um mergulho noturno, sem necessidade de cabos eléctricos e instalações precárias.

Como escolher a localização dos elementos de iluminação LED para piscinas

Podemos iluminar os degraus do interior da piscina com projectores situados nas laterais ou na parede oposta. A iluminação lateral é sempre uma decisão sensata e, do outro lado, a escada fica perfeitamente iluminada, mas cria-se um efeito completamente diferente.

Com a iluminação LED para piscinas, podemos dar à piscina uma presença como elemento central do jardim.

No interior da piscina, as possibilidades são infinitas. Desde os projectores de superfície até aos elementos de iluminação flutuantes, sem esquecer as lâmpadas LED submersíveis, tão populares. Se quisermos utilizar projectores, devemos ter em conta as medidas da piscina, pois se esta tiver mais de 10 metros de comprimento, um projetor não será suficiente, pelo que o ideal seria um em cada extremidade. Outra possibilidade é instalá-los nas laterais, já que, embora sejam necessários mais pontos de luz, também proporcionam uma iluminação mais uniforme.

A lâmpada LED submersível par56. Um clássico da iluminação LED para piscinas.
A lâmpada LED submersível par56. Um clássico da iluminação LED para piscinas.

É importante ter em conta a orientação dos projectores e recomenda-se que sejam orientados na direção oposta à da casa. Assim, evita-se o brilho incómodo para o interior da casa. No entanto, é melhor verificar em cada caso como a iluminação LED para piscinas instalada irá afetar o resto da casa.

Para iluminar uma piscina pequena ou um jacuzzi, outra opção interessante é instalar um projetor mesmo no fundo. Desta forma, a iluminação é mais original e, como se trata de um espaço pequeno, um projetor será mais do que suficiente.

Produtos recomendados

Mais ideias de iluminação LED para piscinas

Os candeeiros à volta da piscina têm um ótimo aspeto. Ao colocar velas dentro de pequenas lanternas transparentes para que não se apaguem, obtemos aquela sensação hipnótica, caraterística do fogo.

A utilização de tiras de LED está a tornar-se cada vez mais comum. Normalmente são instaladas à volta do perímetro da piscina, delimitando o seu contorno.

Os projectores com espigões, se a zona de relvado estiver próxima, e os projectores para fontes e jardins podem ser colocados nos cantos da piscina, onde proporcionam uma iluminação uniforme. No caso dos projectores com espigões, não é necessária uma instalação complexa, pelo que podemos mudar de zona e variar a iluminação, evitando a monotonia.

Existem alguns elementos de iluminação muito inovadores que são colocados na água sem necessidade de estarem ligados à luz. Com um simples carregamento, podem estar em funcionamento durante 6 a 8 horas. Produzem uma luz muito decorativa que podemos mudar de cor e que, quando ligamos o purificador da piscina ou os jactos do jacuzzi, se deslocam pela piscina. É um tipo de iluminação LED para piscinas que não deixará ninguém indiferente e, para além disso, permite-nos iluminar a piscina sem ter de realizar qualquer obra.

Por último, há que ter em conta que toda a iluminação LED para piscinas entrará em contacto com a água, em maior ou menor medida, pelo que se recomenda que tenham uma proteção IP67 ou superior, o que garante a estanquidade dos elementos. Por outro lado, é uma prática altamente recomendável testar o diferencial do circuito elétrico da piscina antes do início da época de verão, verificando assim se a proteção eléctrica está a funcionar eficazmente e se a corrente é efetivamente cortada, se necessário.