Iluminação em pistas de padel: regulamentos actuais

O Padel é um dos desportos que se tem tornado mais difundido nos últimos anos, rivalizando em popularidade até mesmo actividades como o running. Como em outros onde o jogo pode ser jogado a alta velocidade, a visibilidade do campo e especialmente da bola é essencial tanto para os participantes como para os espectadores.

Como iluminar pistas e quadras de padel

Como assinalámos no início deste artigo, a iluminação é essencial para a prática deste desporto. Deve ser uniforme e organizada de tal forma que não obstrua a visão dos jogadores, do árbitro ou de quaisquer espectadores.

Quantos lúmens precisa uma pista de padel?

Sem dúvida uma das questões fundamentais na análise deste tipo de instalação, uma vez que, como sabemos, com o advento da tecnologia LED temos de olhar para lúmens e não para watts para saber a quantidade de luz emitida por uma luminária. Neste caso, contudo, a questão deve ser reformulada como: Qual é o nível mínimo de iluminação necessário?

O nível de iluminação é medido ao nível do solo e em lux, não em lúmens. O número de lúmens de uma luminária diz-nos quanta luz emite, não quanta é incidente num determinado ponto.

Em conformidade com a norma UNE-EN 12193, que veremos em detalhe mais adiante, faremos a distinção entre vários níveis mínimos de iluminação horizontal necessários. Estes dependem do nível da competição e do local, dependendo se se trata de uma pista interior ou exterior. Por exemplo, para uma pista ao ar livre para uso recreativo precisaremos de uma iluminação de 200 lux com uma uniformidade de 0,5. Por outro lado, num campo ao ar livre onde se realizam competições de nível profissional, como o World Padel Tour, as necessidades aumentam para 500 lux e uma uniformidade de 0,7.

Deve ter-se em conta que, nas competicões transmitidas pela televisão, os requisitos específicos de iluminação que devem ser cumpridos para fornecer imagens de qualidade são mais elevados do que os requisitos mínimos do regulamento.

Redução do encandeamento

O encandeamento é um fenómeno que já discutimos e que, em geral, torna a visão difícil e pode limitá-la severamente.

No padel, ao contrário do ténis, tanto o globo como o smash são remates muito comuns. Isto significa que os jogadores estão constantemente a olhar para cima para seguir a trajectória da bola.

Por esta razão, é essencial considerar cuidadosamente como minimizamos os efeitos do encandeamento no nosso sistema de iluminação e, acima de tudo, utilizar luminárias com ópticas especialmente concebidas para este fim.

Localização dos projetores na pista

É normal colocar dois pontos de luz em cada lado “longo” da pista e fora dos recintos do campo.

Produtos recomendados

Regulamento UNE-EN 12193 iluminação de instalações desportivas

Como já referimos brevemente, a norma UNE-EN 12193 é a norma de referência para todos os projetos de iluminação em instalações desportivas. Define como a iluminação deve ser não só a nível quantitativo (iluminação e uniformidade) mas também a nível qualitativo (brilho e reprodução de cores).

Classes de iluminação para pistas de padel, de acordo com os requisitos de iluminação

A norma diferencia os requisitos de acordo com o nível de competição, estabelecendo três tipos de iluminação:

  • Iluminação Classe I: Competição ao mais alto nível. Normalmente nacional ou internacional. Geralmente realizado em grandes locais com muitos espectadores.
  • Iluminação Classe II: Competição de nível médio. Competições regionais e locais ou treino de alta competição.
  • Iluminação Classe III : Formação geral, educação física e atividades recreativas.

É claro que os requisitos são diferentes para competições indoor e outdoor, portanto os níveis para cada caso seriam os seguintes:

Niveles de iluminación pistas de pádel interiores

ClaseNivel de luz (lx)Uniformidad
I7500,7
II5000,7
III3000,5

Niveles de iluminación pistas de pádel exteriores

ClaseNivel de luz (lx)Uniformidad
I5000,7
II3000,7
III2000,6

Focos LED para pistas de padel e luminárias recomendadas

Ao escolher os melhores projetores para iluminar pistas de padel, é melhor optar por produtos da gama de projetores para estádios e instalações desportivas. Com potências entre 50W e 1250W podem ser utilizados não só em campos de padel e outras instalações desportivas, mas também em áreas exteriores onde é necessária alta potência e iluminação duradoura.

Quanto se pode poupar ao iluminar uma pista de padel com LED?

Sem dúvida, uma motivação extra para substituir os focos de uma pista por LED é a economía no consumo de energia que pode ser alcançada e como se reflete na conta da eletricidade.

Uma das substituições mais comuns é a substituição dos focos projetores, geralmente oito lâmpadas de iodetos metálicos de 400W por LED de 150/200W.

Considerando uma utilização de 4.000 horas por ano e sem ter em conta o consumo extra do equipamento, que é muito mais elevado nas lâmpadas antigas, teríamos:

Foco projetor de iodetos metálicos

Quantidade: 8 focos
Consumo: 400W/foco
Utilização: 4000 horas/ano

Consumo anual: 12.800 kWh/ano

Foco projetor LED 150W

Quantidade: 8 focos
Consumo: 150W/foc
Utilização: 4000 horas/ano

Consumo anual: 4.800 kWh/ano

62’5% de poupança

Foco projetor LED 200W

Quantidade: 8 focos
Consumo: 200W/foco
Utilização: 4000 horas/ano

Consumo anual: 6.400 kWh/ano

50% de poupança

Como podemos ver, podemos poupar cerca de 50-60%. Se a isto acrescentarmos os custos de manutenção e substituição das lâmpadas convencionais, que são muito menos duráveis do que os LED, não há dúvida que a atualização da iluminação de uma pista de padel é um investimento altamente recomendável que se pagará rapidamente.

Outras vantagens da iluminação LED para pistas de padel

Embora um menor consumo de energia seja suficiente para justificar a modificação, a tecnologia LED oferece outras vantagens, por exemplo:

Funcionamento Instantâneo

Ao contrário de outras soluções tradicionais, o LED não precisa de aquecer para emitir luz em potência máxima. Isto permite-nos retomar o jogo sem esperar por qualquer interrupção inesperada, tal como um corte de energia.

Maior durabilidade

Como sabemos, a vida útil das luminárias LED é muito superior a outras tecnologias. Isto permite-nos reduzir significativamente os custos de substituição em comparação com soluções menos duradouras.

Ausência de materiais nocivos

Os focos LED, ao contrário de outras opções tais como HPS, fluorescentes, etc, não incorporam substâncias como o mercúrio. Um elemento altamente poluente que pode representar um risco tanto para a saúde humana como para o ambiente.

A quadra de padel

De acordo com o Conselho Superior de Desporto no regulamento sobre instalações desportivas e de lazer (NIDE), que estabelece as condições para a conceção e construção de tais instalações, temos isso:

A quadra de padel é rectangular e tem uma dimensão interior de 20m x 10m.

A pista conta com dois tipos de vedação dependendo do tipo de ressalto que oferecem: regular (vidro temperado ou paredes convencionais) ou irregular (malha metálica).

As vedações são levantadas entre 3 e 4 metros à volta da pista.

A altura livre entre qualquer elemento, como o teto ou luminárias e o pavimento deve ser de pelo menos 6m em toda a superfície de jogo.

Uma pista de padel e as suas dimensões

O regulamento também especifica como devem ser os outros elementos do campo, por exemplo: a altura da rede, que orientação devem ter as instalações ao ar livre ou quanto a bola deve saltar.

Não há mais desculpas para continuar a utilizar sistemas de iluminação obsoletos nas pistas de padel e não dar o passo para a iluminação mais eficiente do mercado. Lembre-se que na efectoLED tem uma equipa de profissionais especializados que o podem aconselhar ao longo de todo o processo.