Como iluminar um aquário?

Uma iluminação adequada do aquário é essencial. Não é apenas mais um elemento para o tornar bonito, contribui para o desenvolvimento normal dos ciclos de vida dos peixes e plantas que o habitam. Vamos dar-lhe algumas dicas sobre como iluminar correctamente o seu aquário.

De quanta luz precisa o meu aquário?

Como na maioria dos casos, depende. A quantidade de luz necessária dependerá principalmente das dimensões do próprio aquário e do tipo de habitantes que o povoam. Neste caso, podemos distinguir entre os que só têm peixes, os que também têm plantas naturais e os que reproduzem um recife com os seus corais, peixes e outra fauna.

Iluminação de aquário apenas para peixes

Em aquários exclusivamente de peixes, a principal função da luz é reproduzir o ciclo dia/noite no aquário. Desta forma, evitamos stressar o peixe, seja por ter pouca ou muita luz. A única coisa a considerar aqui é o número de horas que a luz permanecerá acesa e, sobretudo, evitar o uso de luzes com uma temperatura de cor inferior a 5.500K, o que promove o crescimento de algas.

Iluminação para aquários plantados

Se tivermos um aquário plantado temos de ajustar a intensidade da luz à “dificuldade” das plantas que queremos ter. Para as plantas menos exigentes, entre 10-20 lúmens por litro de água é suficiente, aquelas com necessidades moderadas necessitam entre 20 e 40 lm/l (lúmens por litro), enquanto as plantas mais avançadas podem necessitar de mais de 40 lm/l. Além disso, escolher uma fonte que emita o espectro de luz necessário para que as plantas sejam fotossintetizadas normalmente.

Iluminação para aquários plantados

Iluminação para aquários marinhos com corais

Os aquários de recife são os mais complexos uma vez que os corais requerem luzes específicas (luz actínica) que simulam a luz percebida pelos organismos vivos na zona fótica de um ecossistema marinho. Não confundir com a luz UV, que é frequentemente utilizada à noite para realçar os corais e a sua fluorescência.

Iluminação para aquários marinhos com corais

Como calcular os lúmens de um aquário

As necessidades de luz dependem das necessidades de luz das plantas no aquário. Em geral, para calcular a quantidade de luz a instalar, devemos saber a quantidade de luz solar no habitat natural da planta (geralmente zonas tropicais). Para simplificar os cálculos, vamos dividir as plantas em três grupos, de acordo com as suas necessidades de luz. Por exemplo, uma planta de uma área com muito sol será considerada como tendo requisitos elevados.

Na tabela seguinte podemos ver a quantidade de lúmenes que temos de fornecer em cada caso:

HorasRequisitos baixosRequisitos MeiosRequisitos Altos
7h16-18 lm/l32-35 lm/l48-53 lm/l
8h14-15 lm/l27-30 lm/l41-46 lm/l
10h11-13 lm/l23-25 lm/l34-37 lm/l

Outro fator a ter em conta é a profundidade a que se encontram as nossas plantas. Quanto maior for a profundidade, menor será a quantidade de luz recebida. Isto também é influenciado pela clareza da água, uma vez que a água turva irá absorver mais luz.

Para o aquário médio plantado, com nutrientes em suspensão, pode ser utilizada a seguinte tabela:

Altura en cmLuz recebida
100%0
90%10
82%20
74%30
67%40
61%50
55%60
50%70
45%80
41%90
37%100

Como devo acender um aquário de peixes?

O posicionamento correcto da fonte de luz é essencial para que os nossos peixes tenham o seu melhor aspecto. O que temos sempre de ter em mente é que a luz reflectida por um objecto é direccionada para onde a luz atinge.

Portanto, a melhor maneira de iluminar o nosso aquário é de cima e com a fonte de luz à frente, evitando sempre a iluminação de baixo ou dos lados do aquário, uma vez que isto poderia prejudicar os peixes. Desta forma, conseguimos que os peixes tenham uma boa aparência e que as suas cores sejam mais brilhantes.

Iluminação LED para aquários

A iluminação LED também está a entrar no mundo dos aquários, uma vez que oferece vários benefícios em relação aos meios tradicionais: o consumo é muito inferior, quase não emite calor, é muito durável e pode ser adaptada às exigências de qualquer projecto, por mais simples ou complexo que seja.

Uma boa opção é substituir a lâmpada fluorescente que se encontra normalmente em luzes de aquário estanques e instalar um tubo LED. Outra opção interessante é utilizar uma fita LED que também nos permitirá ajustar a intensidade da luz e, dependendo do modelo, até a cor da luz.