O CRI ou índice de restituição de cor

O índice de restituição de cores (CRI) é um valor numérico que resume a capacidade de uma fonte de luz, tal como uma luz de tecto LED, para restituir cores em comparação com a luz natural (CRI=100). Esta medida tem em conta a resposta do olho humano.

Como é calculado o CRI

O valor CRI de uma fonte de luz é calculado comparando o aspecto de uma determinada amostra de cor com o aspecto da mesma gama de cores sob luz natural ou uma luz normalizada com a mesma temperatura de cor que serve de referência. Para temperaturas de cor até 5000K é utilizado um corpo preto e para temperaturas mais elevadas é utilizada a luz do dia. Com os resultados de cada amostra é feita uma média aritmética que irá definir a capacidade global da nossa fonte para reproduzir as cores sem as distorcer.

amostras de cor para calcular a CRI LED

Uma coisa a ter em conta é que o índice de restituição de cor é uma média do desempenho da fonte de luz de um ponto de vista estritamente colorimétrico e não tem em conta o espectro da luz emitida. Isto significa que duas lâmpadas com o mesmo valor CRI podem não representar as cores dos objectos da mesma forma, especialmente se forem de fabricantes diferentes.

Utilidade do índice de restituição de cor

A principal vantagem de conhecer esta medida é poder avaliar quantitativamente a qualidade de uma lâmpada e compará-la com outras lâmpadas. Em geral, procuraremos que o CRI da nossa fonte de luz seja de pelo menos 80. No entanto, em aplicações específicas, tais como lojas ou showrooms, é aconselhável utilizar valores ainda superiores a 90, tais como os das lâmpadas pendentes da série Alabama.

LRCs diferentes

Produtos recomendados

Outros índices para medir a qualidade da luz

O CRI, embora o mais difundido, não é o único método disponível para avaliar como uma fonte de luz representa as cores. Actualmente, podemos destacar sobretudo a CQS e a TLCi, que explicaremos a seguir:

Escala de Qualidade da Cor (CQS)

Desenvolvido pelo NIST (Instituto Nacional de Normas e Tecnologia) para compensar alguns dos problemas apresentados pelo CRI, na realidade é uma modificação do mesmo. Este sistema utiliza amostras de cor mais saturadas e utiliza o valor quadrático médio das amostras em vez da média aritmética.

TLCI (Television Lighting Consistency Index)

Isto substitui a resposta do olho humano pela de uma câmara e utiliza uma amostra mais ampla de cores. O TLCI também varia até 100 e indica se será necessária a correcção da cor das filmagens.

TLCICorrecção
85 – 100Não é necessário
70 – 85Simples
50 – 70Complexo
25 – 50Complexo. Continuará a não parecer bem
<25Impossível de corrigir

Em suma, o índice de reprodução de cores de uma fonte de luz dir-nos-á como reproduz bem as cores dos objectos. Quanto mais alto for este valor, mais naturais aparecerão as cores apresentadas.