O que é electroluminescência?

A electroluminescência é uma característica de alguns materiais, geralmente semicondutores, que emitem luz quando expostos a uma certa corrente ou a um campo eléctrico suficientemente forte. Esta tecnologia não é uma descoberta recente, por exemplo, em 1960 a Chrysler já estava a incorporar painéis electroluminescentes nos seus veículos. Uma das suas principais características é o tipo de luz que emite, que é muito semelhante ao das luzes de néon.

Como funciona a electroluminescência?

De um ponto de vista físico, o processo por detrás deste fenómeno baseia-se numa recombinação radioactiva conhecida como emissão espontânea. Através deste processo, um sistema quântico, tal como um átomo ou uma molécula, passa de um estado de alta energia para um estado de baixa energia e emite um quantum de energia sob a forma de um fóton. Um fotão é a partícula que transporta radiação electromagnética, tal como luz visível ou ondas de rádio, tem massa zero e, num vácuo, viaja à velocidade da luz.

Geração de um fóton por emissão espontânea
Processo de geração de um fóton por emissão espontânea

Uma descrição mais prosaica da electroluminescência pode ser o processo pelo qual um material fosforescente, quando lhe é aplicada electricidade, emite luz. É importante notar que quando falamos de materiais fosforosos ou fosforescentes, não estamos a referir-nos ao facto de conterem o elemento químico fósforo, mas sim à sua capacidade de produzir luz.

Aplicações de electroluminescência

A electroluminescência tem muitas aplicações. É utilizado principalmente em painéis de bordo de automóveis, em pequenos painéis LCD ou em sinalização. Dadas as características dos materiais electroluminescentes, podem tomar qualquer forma: tiras, fios ou formas geométricas tão finas que são quase bidimensionais. É por isso que, pouco a pouco, estamos a vê-los ser incorporados em brinquedos, jóias ou acessórios de moda.

Os materiais electroluminescentes podem ser adaptados a quase todas as formas.
Os materiais electroluminescentes podem ser adaptados a quase todas as formas.

Vantagens da electroluminescência

Entre as suas principais vantagens está o facto de necessitar de muito pouca corrente para trabalhar, ter uma durabilidade muito elevada, emitir luz de forma omnidireccional ou de poder trabalhar numa vasta gama de temperaturas de -60ºC a 90ºC.

Por outro lado, a sua emissão de luz é baixa, tal como a sua eficiência, e normalmente requerem tensões elevadas.

Como se pode ver, a electroluminescência é um fenómeno físico que está presente numa multiplicidade de dispositivos quotidianos e, com o passar do tempo, está a permitir o desenvolvimento de aplicações cada vez mais sofisticadas.