O que é o Kelvin?

O kelvin (K) é a unidade do sistema internacional utilizada para medir a temperatura. A escala kelvin é uma escala termométrica absoluta, uma vez que não tem valores negativos.

Os mal denominados graus Kelvin

Embora muitas pessoas ainda lhes chamem graus Kelvin, sem dúvida influenciados pelos graus Celsius ou Fahrenheit que normalmente utilizamos, este não é o seu nome.

Desde a 13ª CGPM (Conferência Geral de Pesos e Medidas 1967/68) conduzida pelo Gabinete Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures ou BIPM) o seu nome é simplesmente kelvin, com um ‘k’ minúsculo.

Gabinete Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures ou BIPM)

Também se diferencia de outras escalas de medição de temperatura na medida em que o seu símbolo (K) não tem o ‘º’ característico que normalmente vemos (ºC).

Origem da escala e conversão

A escala de temperatura, criada por William Thomson Kelvin (físico e matemático britânico), parte do que é conhecido como zero absoluto (0K), que é equivalente a -273,15ºC. Esta temperatura é considerada a mais baixa possível devido ao fato de que as partículas que compõem qualquer sistema carecem de movimento e portanto de energia, pelo menos de acordo com as bases fornecidas pela mecânica clássica.

Lorde Kelvin
William Thomson Kelvin

Assim, se tomarmos a origem a 0K podemos concluir que a temperatura a que a água congela é de cerca de 273K e evapora por volta de 373K.

Como converter de graus Celsius para Kelvin

Como pudemos deduzir no ponto anterior, uma variação de um kelvin corresponde a uma variação de um grau Celsius. Isto significa que passar de kelvin para Celsius e vice-versa é praticamente imediato. Tudo o que tem de fazer é adicionar ou subtrair, conforme o caso, 273,15.

Mudança de Celsius para Kelvin

Como converter de graus Fahrenheit para kelvin

Aqui o processo de conversão é mais complexo, visto que o aumento de um ponto na escala de kelvin é equivalente a 1,8 na escala de Fahrenheit.

Contudo, podemos partir da equivalência Celsius-Fahrenheit e fazer os cálculos a partir daí:

Mudança de fahrenheit a celsius
Mudança de fahrenheit a celsius

O que substituindo C por K-273.15 teríamos:

Mudança de kelvin a Fahrenheit
Mudança de Fahrenheit a kelvin

Luz Kelvin

Na iluminação, os kelvins são usados para definir o que é conhecido como temperatura de cor, que pode ver com mais detalhe neste outro artigo.

Em resumo, a temperatura da cor é a temperatura a que um corpo negro (um objecto teórico que absorve toda a energia) teria de ser aquecido para ter a mesma cor que a fonte de luz.

Temperatura
1700K
1850K
2700K
4000K
5000K
5500K
6200K
6500K
9500K
Fuente
Fósforo
Vela
Lâmpada incandescente
Lâmpada de vapor de mercúrio
Tubo fluorescente
Luz do dia
Lâmpada de xenon
Dia nublado
Televisor LCD

Diferentes fontes de luz onde vemos a cor da luz que emitem e a sua temperatura de cor correlacionada.

Produtos recomendados