Luces antimosquitos

O calor está aqui e o Verão está mesmo ao virar da esquina e com ele, jantares no terraço ou no jardim. Para muitos de nós, se combinarmos calor, jardim e luz, a primeira coisa que nos vem à mente são os mosquitos. São os convidados indesejáveis em qualquer evento ao ar livre, ou pelo menos eram, até à chegada da lâmpada LED à prova de mosquitos.

Uma verdadeira luz à prova de mosquitos

As luzes à prova de mosquitos são agora uma realidade e são certamente um alívio para muitos de nós. Mas como pode uma lâmpada eléctrica não atrair mosquitos? O segredo reside no comprimento de onda da luz que emite. É tão simples quanto isso. No entanto, para aqueles menos familiarizados com esta magnitude física, explicá-lo-emos de uma forma mais coloquial.

A luz emitida por esta lâmpada é invisível aos mosquitos.

A luz é uma onda electromagnética, como a do rádio, que é visível para os seres vivos. Mais especificamente, os humanos podem ver ondas cujo comprimento varia entre 390nm e 750nm (nm significa nanómetro e é um milionésimo de milímetro), o que corresponde a cores que vão do azul escuro ao vermelho escuro. Os insectos, por sua vez, percebem uma gama de luz que vai do azul ao ultravioleta. Como a luz desta lâmpada está fora destes limites, ela é completamente invisível para eles. Além disso, porque utiliza tecnologia LED, emite menos calor do que as lâmpadas convencionais, o que acentua ainda mais o efeito.

O LED e27 lâmpada à prova de mosquitos

Como utilizar estas lâmpadas LED anti-mosquito

A verdade é que a única coisa que temos de fazer para desfrutar de um jantar tranquilo no jardim é mudar as lâmpadas que já temos para as lâmpadas repelentes de mosquitos LED e pronto. Desta forma obtemos um duplo benefício: por um lado, haverá menos insectos no terraço ou no jardim, pois não serão atraídos pela luz; e, por outro lado, ao mudar para iluminação LED, reduzimos o consumo de electricidade.

Se a tomada da lâmpada LED não se ajustar às nossas lâmpadas, podemos usar um adaptador.

Um benefício extra de minimizar a presença de insectos é que as aranhas e lagartos que se alimentam deles também desaparecerão. Acabaram-se as teias de aranha no alpendre.

Outros truques para manter os mosquitos afastados do nosso jardim

Para além da mudança das lâmpadas, podemos utilizar outros métodos para manter os insectos afastados.

As velas de Citronella são uma excelente opção. Funcionam muito bem como um repelente e proporcionarão uma luz ambiente muito especial. Se colocados num copo ou lanterna, tornam-se um elemento muito decorativo.

Ter um ventilador de teto no alpendre ou varanda também nos ajudará na nossa cruzada contra os insetos e nos ajudará a lidar com as noites quentes de verão.

Ventilador de tecto de Pérgola
O ventilador de tecto. Um aliado contra o calor e os mosquitos.

Finalmente, podemos acrescentar algumas plantas que funcionarão muito bem como repelente de mosquitos e outros insectos. Muitas pessoas colocam-nas no peitoril da janela para que não entrem pela janela ou as plantem perto do mobiliário do jardim, para que não as incomodem nos jantares de Verão.

Entre as várias opções disponíveis podemos destacar a hortelã e especialmente a hortelã catarata (Nepeta cataria), embora esta última requeira mais cuidado quando se trata de podar. A citronela, omnipresente em velas, pulseiras repelentes, etc., também dissuadirá os visitantes indesejados na sua forma natural.

Plantas como o rosmaninho têm propriedades anti-mosquito

O alecrim é também muito utilizado, tem a vantagem de não necessitar de muita água e será muito útil como tempero ao cozinhar todo o tipo de carnes. De facto, a maioria das ervas aromáticas combaterão os insectos e melhorarão o sabor dos nossos pratos. Estes incluem o endro, a salva e o estragão.

Produtos recomendados

E se tudo isto falhar?

Há alturas em que parece impossível manter os mosquitos afastados. Velas de citronela, plantas aromáticas… nada é suficiente. Nestes casos, é quando usamos normalmente insecticidas, mas na efectoLED oferecemos-lhe outra alternativa para matar mosquitos de uma forma ecológica: o bulbo assassino de mosquitos.

Lâmpada LED que atrai e mata mosquitos

Esta lâmpada E27 é especialmente concebida para atrair mosquitos e tem filamentos electrificados que eliminam os mosquitos sem a necessidade de utilizar produtos químicos.

Como pode ver, existem várias formas de repelir os insectos do nosso jardim ou terraço, embora o primeiro passo não deva ser atraí-los, e isto é possível com a lâmpada repelente de mosquitos LED.