Lanternas LED. Escolha a sua

Ter uma fonte de luz portátil e de qualidade pode ser muito útil em determinadas situações. Mas, independentemente da razão pela qual quer comprar uma, a última coisa que quer é que a luz que emite seja fraca.

As novas lanternas que podemos comprar hoje em dia, embora muitas vezes ainda tenham o aspeto tubular da primeira lanterna patenteada no longínquo dia 10 de janeiro de 1899 pelo britânico David Misell, têm pouco em termos de desempenho e de gama de funções. De facto, a enorme variedade e as possibilidades que oferecem fizeram do colecionismo de lanternas LED um hobby com um número crescente de entusiastas.

A seguir, mostramos-lhe como escolher, de entre todas as lanternas LED, a que melhor se adapta às suas necessidades.

Vantagens das lanternas LED

Em termos simples, a tecnologia LED permite-lhe desfrutar de mais luz consumindo menos energia e, se estivermos a falar de elementos que funcionam principalmente com pilhas, isto traduz-se em mais horas de utilização.

Os LED não aquecem como as lâmpadas de halogéneo ou incandescentes, são muito mais resistentes aos choques e duram muito mais tempo. Isto faz com que as lanternas LED se destaquem das restantes em aspectos como a segurança de utilização ou a durabilidade, sendo mais compactas do que as que utilizam outro tipo de lâmpadas.

De quanta luz precisamos?

Esta será, sem dúvida, a principal decisão que tomaremos ao comprar uma lanterna LED. Não é a mesma coisa utilizá-la para encontrar a fechadura de uma porta, para dar um passeio no campo ou para participar em missões de busca e salvamento nas montanhas. Desta forma, podemos distinguir vários grupos:

  • Com 20 lúmenes ou menos, podemos procurar algo numa mochila ou numa fechadura quando as luzes de aterragem não estão a funcionar.
  • Se tivermos entre 20 e 150 lúmens, pode ser útil procurar algo no jardim ou à volta da casa.
  • De 160 lm a 200 lm é suficiente para caminhar nas montanhas, pescar, etc…
  • Entre 200 e 700 lm entramos na categoria das lanternas tácticas ou de caça. Aqui podemos encontrar modelos muito interessantes, como a mini lanterna LED CREE de 700 lúmens de alto rendimento com três modos de funcionamento: alta intensidade, baixa intensidade e modo SOS, sem dúvida uma lanterna LED potente e versátil.
  • As lanternas deaté 1000 lúmenes também são normalmente utilizadas para a caça, a pesca, o campismo e até para aplicações industriais.
  • Com mais de 1.000 lúmens, já estamos a falar de aplicações profissionais, como equipas de salvamento em montanha ou outras condições extremas. Não se destinam certamente a ser utilizadas em espaços fechados ou na rua.

De facto, para a maioria das aplicações, um brilho médio, como os 120 lúmens oferecidos pela SacredFire Cree NF-011, é suficiente.

Pilhas para lanternas LED recarregáveis

Aqui podemos decidir se queremos comprar uma lanterna alimentada por pilhas ou por baterias. As pilhas são a escolha mais comum, pois são mais baratas e mais fáceis de substituir.

[É muito mais fácil andar com duas ou três pilhas extra, por precaução, do que andar com outra pilha[vc].

Podemos também utilizar pilhas recarregáveis, que seriam uma solução intermédia. Não esquecer que , em qualquer aparelho que funcione a pilhas, é aconselhável retirar as pilhas se o aparelho não for utilizado durante um longo período de tempo.

Por outro lado, as lanternas a pilhas têm geralmente um tempo de combustão mais longo.

Principais modelos de lanternas

Agora é altura de analisar alguns dos principais modelos de lanternas que pode comprar na nossa loja online:

Mini lanterna LED CREE Sacred fire

Fabricada em alumínio e alimentada por 3 pilhas AAA, é compacta, versátil e será mais do que suficiente para quase todas as utilizações normais que possa imaginar.

Lanterna LED Sacredfire Cree Mini
Lanterna LED Sacredfire Cree Mini

Banco de potência recarregável multifuncional 5200mA Lanterna LED à prova de água

Uma lanterna que se destaca pela sua versatilidade. Dispõe de iluminação frontal ou lateral para um total de 8 modos de funcionamento:

  • Iluminação frontal
  • Iluminação frontal suave
  • Flash
  • Iluminação lateral (modo de luz de trabalho)
  • Iluminação lateral suave
  • Iluminação lateral SOS (flash vermelho-azul)
  • Iluminação lateral de aviso (flash rápido vermelho-azul)
  • Iluminação lateral anti-mosquito
Lanterna LED multifunções
Lanterna LED multifunções

Esta lanterna multifunções tem classificação IP68 e é totalmente à prova de água. Isto permite-lhe ser utilizada em todos os tipos de condições adversas, como chuva intensa. A bateria integrada de 5200mA pode ser utilizada como bateria externa para todos os tipos de dispositivos móveis, como telemóveis ou tablets, através da sua porta micro USB.

Por fim, incorpora um anel para pendurar e dois suportes magnéticos para o fixar confortavelmente em superfícies metálicas.

Lanterna mini LED CREE de alto desempenho

Com 700 lúmenes e três modos de funcionamento: alta intensidade, baixa intensidade e modo SOS, é uma lanterna LED potente e versátil.

Mini lanterna LED CREE de elevado desempenho
Mini lanterna LED CREE de elevado desempenho

Outros tipos de iluminação portátil

Se vai utilizar a lanterna LED como luz fixa durante um acampamento ou qualquer outra atividade nocturna ao ar livre, pode valer a pena utilizar um projetor alimentado a pilhas. Estes podem iluminar uma área maior e são mais convenientes para determinados fins.

Produtos recomendados

Quer esteja a acampar, a pescar, a caminhar nas montanhas ou em casa durante uma tempestade, não precisa de se preocupar em ficar às escuras.

Lembre-se que na secção de gadgets LED da nossa loja online efectoLED tem à sua disposição outros tipos de aparelhos LED dos mais variados.