Iluminação exterior com tiras de LED

O bom tempo está aqui e é tempo de sair e desfrutar dos terraços e jardins. Aqui oferecemos-lhe uma série de ideias para iluminar o seu jardim que lhe farão a inveja dos seus vizinhos. Vamos começar!

Convenhamos, os jardins e os terraços são negligenciados durante o Inverno, o Verão está mesmo ao virar da esquina e é a altura perfeita para lhes dar um lifting facial.

Se quer algo diferente mas não sabe o quê, não se preocupe, aqui estão algumas ideias para aproveitar ao máximo as tiras de LED ao ar livre para o inspirar. O seu jardim ou terraço tornar-se-á o oásis de tranquilidade e sofisticação que deseja.

  • Em redor da piscina: são perfeitos em torno da piscina para a delimitar e prevenir acidentes durante a noite. Se tiver filhos é o ideal, eles poderão brincar e correr pacificamente. Se organizar jantares e festas, será uma grande ajuda para os seus convidados, especialmente depois de algumas bebidas.
  • Instalado numa pérgola: criará uma atmosfera acolhedora que lhe permitirá desfrutar do seu jardim sem a necessidade de lâmpadas ou projectores com luz excessiva. Basta instalá-los nos lados da pérgula e ficarão com óptimo aspecto. Outra grande ideia seria instalar este tipo de iluminação exterior no topo da pérgola, projectando mais luz.
  • Em caminhos e degraus: com uma simples faixa de LED dará um toque diferente e elegante, quer sejam azulejos separados ou contínuos. Pode colocá-los entre os azulejos ou delimitando os lados. Recomenda-se que os degraus sejam iluminados de cima para baixo. Excelente para evitar acidentes.
  • Delimitar espaços diferentes: separar, por exemplo, a área relvada, o barbecue ou a piscina do resto.
Iluminação exterior com luzes LED
Iluminação exterior com luzes LED

Quais as tiras de LED que posso escolher?

Se desejar uma luz divertida e diferente, recomendamos as tiras de LED RGB/RGBW onde pode mudar de cor e dar atmosferas diferentes, enquanto que se preferir uma iluminação exterior mais relaxada ou clássica, a sua escolha são as tiras de LED de cor única, que oferecem três temperaturas de cor: quente, fria e neutra.

Como são instaladas as tiras?

Um profissional fá-lo-á na perfeição, mas se quiser poupar dinheiro e for um pouco habilidoso, precisará apenas de algumas ferramentas e seguir as dicas que lhe demos no artigo anterior sobre tiras. As tiras RGB/RGBW e as tiras monocromáticas são perfeitas para utilização no exterior desde que tenham protecção IP65 ou superior, o que garante que são resistentes à água e ao pó, o que é essencial para qualquer elemento de iluminação exterior.

Produtos recomendados

Este tipo de iluminação exterior é suficiente?

A iluminação exterior com tiras de LED é acentuada e decorativa. Podemos complementá-la com todo o tipo de luzes LED, com as quais conseguiremos uma luz mais directa em pontos específicos ou desfrutar de uma luz mais geral. Ambas as opções irão melhorar a visibilidade das áreas exteriores.

As luzes da parede oferecem uma atmosfera mais íntima e moderna, ajudando a estilizar e a melhorar a decoração. Ao oferecer a possibilidade de colocar os holofotes para cima, para baixo ou de lado, podemos iluminar de diferentes maneiras. Se forem colocadas para cima, darão proeminência às árvores sem as danificar, uma vez que se trata de um tipo de luz que não emite calor.

No alpendre e terraço, podemos colocar luz mínima nas extremidades, utilizando pequenas lanternas para marcar as passagens e criar uma sensação de luz contínua.

A colocação de pequenas luzes exteriores na grade do terraço ou de algumas velas aqui e ali, dará um toque mágico. Se estiver preocupado em queimar, porém, coloque-os em frascos de vidro ou opte por velas de cera natural LED.

Piscina iluminada com LEDs
Piscina iluminada por LED

Nem todos têm uma piscina. Se for um desses sortudos, não perca a oportunidade de lhe dar a proeminência que merece. Ao fornecer-lhe uma iluminação exterior diferente com lâmpadas flutuantes, lanternas com velas à sua volta ou o típico holofote no fundo, criaremos uma atmosfera totalmente diferente para a noite do que durante o dia.

Não podemos esquecer as tochas, perfeitas para festas e jantares românticos, complementadas com velas em recipientes com padrões, criando uma atmosfera única apenas com a luz da chama.

Por último, mas não menos importante, as lâmpadas solares. Emitem luz suficiente para proporcionar segurança e visibilidade, poupar energia e são amigos do ambiente. Instale-os e não se preocupe, eles ligar-se-ão automaticamente ao cair da noite. Se não quiser instalar todas as fontes de luz deste tipo, pode sempre utilizar temporizadores para ajustar o funcionamento das luzes de jardim.

Agora não tem desculpa, o seu terraço ou jardim vai ficar fantástico com a melhor iluminação exterior para que possa desfrutar do bom tempo com a família e amigos.