Lumen e Lux, o que são eles?

Embora possamos pensar que lúmen e lux são conceitos modernos, não o são. Foram definidos pela primeira vez no século XIII por Bartolomeu de Bolonha, um teólogo italiano, no “Tractatus de luce”. Aí ele definiu lux como os raios que são gerados por uma fonte de luz, e lumen como a difusão dessa luz no espaço.

Actualmente, estes conceitos são muito importantes para o consumidor final, uma vez que permitem fazer uma escolha adequada entre diferentes produtos de iluminação.

Como o lux e o lúmen são actualmente definidos

Hoje em dia a sua definição não é muito diferente. Embora no século XIII a luz fosse projectada por meios muito diferentes dos actuais, tais como velas de cera ou sebo e lâmpadas de óleo, a luz propaga-se da mesma forma. Apenas a quantidade de luz que é emitida e a que a gera muda. Em qualquer caso, para uma melhor compreensão destes conceitos, é interessante ter uma definição mais completa e actual.

Definição de lux

Lux (lx) é o fluxo de luz projectado por uma dada fonte sobre uma superfície localizada a uma certa distância da mesma. Lux é a unidade de iluminância no sistema internacional.

O que são lúmenes?

O lúmen (lm) é a unidade que nos permite medir a quantidade de luz (luminosidade ou fluxo luminoso) emitida por uma fonte, sem ter em conta factores tais como o espaço a ser iluminado ou o ângulo de abertura do feixe de luz. Isto torna possível, por exemplo, comparar lâmpadas LED com lâmpadas de halogéneo para descobrir o que irá iluminar mais.

Cada fabricante mede o brilho dos seus produtos utilizando o que é conhecido como a esfera Ulbricht. A fonte de luz é colocada no centro da esfera que capta toda a luz emitida pela esfera.

Medição de lúmenes numa esfera de Ulbricht
Medição dos lúmenes produzidos por uma lâmpada numa esfera de Ulbricht

Equivalência de Lumens

Como indicámos, o lúmen permite-nos comparar inequivocamente a quantidade de luz emitida, por exemplo, por uma lâmpada. O quadro seguinte mostra algumas equivalências entre os lúmenes emitidos por diferentes tecnologias de iluminação e o seu consumo.

Lúmen (lm)LEDIncandescenteBaixo consumo
90010W80W20W
108012W100W24W
135015W120W30W

Quantos lúmenes preciso por metro quadrado?

Uma vez ambos os conceitos determinados, é tempo de descobrir quanta luz é necessária numa sala. Com base nas definições acima e dependendo da actividade a realizar num determinado espaço, precisaremos de um certo número de lux (lm/m2).

Existem espaços com requisitos mínimos de luz (entre 50 e 200 lx) tais como corredores, salões e passagens em geral. Outras áreas mais exigentes (de 300 a 1.000 lx) incluem áreas de trabalho, escolas, lojas, etc. Finalmente, existem salas com requisitos especiais (mais de 1.000 lx), tais como salas de operações, lojas de relógios, etc. Nas casas, a iluminação situa-se entre 150 lx e 500 lx. Pode também consultar um guia dos níveis de iluminação recomendados nas casas.

Luxos não são encontrados nas descrições dos produtos de iluminação, pois dependem das características do ambiente em que são instalados.

A questão reside no facto de que, embora os lúmenes gerados pelos diferentes elementos de iluminação no mercado sejam fáceis de descobrir, tal como são indicados na própria embalagem do produto. Os luxos, o valor que realmente nos interessa, não são indicados entre as características dos produtos. Isto porque a iluminação, que é em última análise o número de lúmenes por metro quadrado que caem sobre uma superfície, depende de outros parâmetros que não estão relacionados com as especificações técnicas da própria luminária, como por exemplo:

  • O tamanho da superfície a ser iluminada é um factor determinante no cálculo do valor da iluminação.
  • A altura a que a luminária é colocada. Isto é especialmente importante porque demasiada ou insuficiente luz irá afectar negativamente o desenvolvimento das actividades a realizar.
  • Reflexão no tecto, paredes e chão, bem como a temperatura da cor (fria, neutra ou quente) da luz projectada.
  • A luminosidade das lâmpadas ou lâmpadas instaladas, ou seja, os lúmenes que emitem.
Estudo de luminescência mostrando a distribuição de lux
Estudo de iluminação mostrando a densidade do lux num escritório.

Para descobrir o número de lux num escritório, é geralmente utilizado equipamento de medição específico (luxímetros) para uso profissional. O problema é que só podem ser utilizados com o sistema de iluminação já instalado. Por esta razão, na efectoLED temos uma equipa especializada de profissionais com as mais recentes ferramentas de iluminação CAD, que o aconselharão na escolha do produto mais adequado para o seu projecto, independentemente da sua dimensão ou complexidade.

Lembre-se de que uma iluminação adequada e suficiente melhora o conforto e reduz a fadiga visual. Não importa se estamos a ler na cama, a reparar um telemóvel ou a desfrutar de um bom jantar com os amigos.