Portinholas de LED

O termo vigia pode referir-se a muitos conceitos diferentes. Abaixo veremos as diferentes definições e, sobretudo, os tipos de vigias que podem ser encontradas no mundo da iluminação.

O que é uma vigia?

A definição mais comum provém do campo da arquitectura. Neste caso, refere-se às típicas janelas circulares. São também muito comuns em navios, embora o nome correcto fosse “vigia”, o nome “vigia” é muito mais difundido. A sua forma circular reduz as tensões estruturais causadas pelas vibrações do casco do navio.

Ainda no mundo náutico, refere-se também à pequena lanterna de petróleo que foi utilizada, entre outras coisas, para ler a graduação do sextante.

Em botânica, é o nome comum dado a algumas plantas dicotiledóneas.

Chrysanthemum coronarium é também chamado olho de touro.
Chrysanthemum coronarium é também chamado olho de touro.

Na iluminação, os olhos de touro referem-se aos projectores circulares, originalmente halogenados, que são bastante comuns em casas e lojas.

Vantagens das vigias LED

Os projectores de estilo Porthole oferecem um tipo de luz focada que é muito interessante para criar atmosferas únicas ou destacar elementos no espaço. Os modelos direccionais que permitem direccionar os holofotes são particularmente úteis como complemento decorativo.

Como são elementos que são instalados encastrados, não quebram as linhas do tecto e aumentam a sensação de amplitude do espaço. Além disso, como permanecem escondidas, podemos instalar tantas quantas forem necessárias para obter a quantidade de luz desejada sem sobrecarregar o espaço.

Tal como outros dispositivos de iluminação LED, são altamente eficientes em termos energéticos e podem proporcionar uma poupança de mais de 80%. Além disso, são muito mais duradouros, pelo que não teremos de os mudar de poucos em poucos meses. Se não vamos mudar todo o projector de halogéneo e decidirmos mudar apenas a lâmpada, recomendamos que opte pelas lâmpadas LED GU10 que funcionam directamente a 220-240V AC. Se desejar mais detalhes pode consultar o nosso artigo sobre como trocar as lâmpadas de halogéneo por LED.

Na secção de Luminárias embutidas LED da nossa loja de iluminação online encontrará o modelo de Luminárias embutidas LED que melhor se adequa à atmosfera que deseja criar no seu espaço.

Produtos recomendados

Alguns holofotes e lâmpadas para vigias

Agora apresentamos alguns dos diferentes modelos de projectores e lâmpadas LED que pode encontrar na nossa loja de iluminação online.

Downlight Circular LED COB endereçável Downlight 7W Branco

Perfeito para todos os tipos de espaços onde é necessária uma fonte de luz focalizada de alta qualidade.

Foco downlight LED cob direccionável

Downlight LED à prova de água IP65 6W

Perfeito para espaços exteriores ou para ter uma luz sobre a banheira ou base de duche.

Downlight LED exterior ip65

Luminárias embutidas rectangulares direccionais LED Luminárias embutidas rectangulares LED

Com versões com uma, duas e três fontes de luz individualmente ajustáveis, é sem dúvida uma luminária muito versátil.

Luminárias embutidas rectangulares LED

GU10 S11 120º 6W Lâmpada LED S11 120º 6W

Excelente relação custo-benefício. É perfeito para todos os tipos de divisões da casa.

A lâmpada gu10 led é muito económica

Lâmpada LED GU5.3 MR16 COB Cristal 12V 45º 5W

Se não queremos eliminar os transformadores de halogéneo, esta é a melhor opção. Uma lâmpada com grandes características que integra um LED COB.

Lâmpada LED gu53 mr16 cristal de espiga 12v