O que significa RGB

Quando falamos de RGB (Vermelho, Verde, Azul) estamos a referir-nos a um sistema de composição de cores baseado na adição das cores primárias da luz.

Cores primárias

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas combinando outras cores. São a base de um modelo ideal para definir cores com base no comportamento do olho humano quando confrontado com as diferentes frequências de luz e as suas interferências. Em alguns textos são chamadas cores primitivas.

Acrescentar cor

As cores primárias da luz são:

  • vermelho com um intervalo de comprimento de onda (λ) de 618-780 nm.
  • verde com λ entre 497-570 nm.
  • azul, que é cerca de 427-476 nm.

Por outro lado, as cores primárias dos pigmentos são ciano, magenta e amarelo que, como veremos mais adiante, formam o seu próprio sistema de geração de cores.

Roda de cor complementar
As cores complementares encontram-se em posições opostas na roda de cores.

Cores secundárias

Ao combinar duas destas cores primárias, sempre na mesma proporção, obtêm-se as cores secundárias. Por exemplo, tomando como base o modelo RGB, se misturarmos vermelho e verde a 50% obtemos a cor amarela. Se combinarmos as três cores primárias, obtemos o branco.

Cores terciárias

Uma cor terciária, muitas vezes chamada cor intermédia, resulta da combinação de uma cor secundária com uma cor primária. Há um tipo especial de cores terciárias chamadas terras, devido ao seu aspecto baço ou sujo. Estas terras são obtidas pela mistura de uma cor primária com o seu complemento secundário na mesma proporção. Por exemplo, e seguindo o modelo RGB, se tomarmos o verde (primário) e adicionarmos magenta (a sua secundária complementar) obtemos uma cor com as três cores primárias na seguinte proporção: 50% verde – 25% vermelho – 25% azul.

Produtos recomendados

Aplicações do modelo de cor primária RGB

Uma das aplicações deste tipo de modelos de síntese aditiva pode ser encontrada em televisões e ecrãs de computador. Neste caso, o ecrã é composto por pequenos quadrados (chamados pixels, que são a menor unidade homogénea de cor numa imagem digital), cada um dos quais está dividido em três sub-pixels, um para cada cor primária.

imagem decomposta em canais rgb

Na iluminação, este modelo é utilizado para criar todo o tipo de luzes coloridas. Em vez de termos apenas um LED, temos três chips diferentes, um que emite luz vermelha, um que emite luz verde e finalmente um que emite luz azul. Desta forma, brincando com as diferentes intensidades de luz de cada LED, podemos gerar uma gama quase infinita de luzes coloridas. Este tipo de luz LED pode ser encontrado em quase todos os formatos, tais como lâmpadas, tiras ou projectores, para dar apenas alguns exemplos.

Para melhorar a qualidade da luz branca, pode ser incluída uma sala de luz branca convencional LED, estes produtos chamam-se RGBW (de Branco). Desta forma, a luz branca é gerada neste LED em vez de ser a soma das três cores básicas.

Outros modelos de imagem a cores

Existem outros métodos para definir um espaço de cor no qual se podem representar imagens a cores na forma. Estes incluem a CYMK e YUV.

CYMK

Este é um modelo, neste caso subtractivo, utilizado em sistemas de impressão. Baseia-se nas cores ciano, amarelo, magenta e preto. Idealmente, este modelo e o modelo RGB são recíprocos. Isto significa que as cores primárias de um sistema são as cores secundárias do outro e vice-versa. Na realidade, como nem a luz nem o pigmento podem ser completamente puros, haverá sempre ligeiras discrepâncias entre os resultados de um modelo e do outro.

CYMK

YUV

Isto foi utilizado em sistemas de televisão analógica a cores e permitiu a compatibilidade com televisores a preto e branco. A imagem é transmitida através de três componentes, um com os dados de brilho (luma) que é a imagem em escala de cinzentos e dois outros para a informação a cores (UV). Um televisor a cores recompôs a imagem a partir dos três componentes, enquanto um televisor a preto e branco apenas tinha em conta a luma (Y).

Representação digital das cores RGB

Nos sistemas informáticos, é atribuído um valor à intensidade de cada um dos componentes de cor. Por convenção, este valor é codificado num byte , resultando numa escala de 0 a 255. Assim, o vermelho é (255,0,0), o verde é (0,255,0) e o azul é (0,0,255). Normalmente, podemos encontrar estes valores na notação hexadecimal, onde 0 corresponde a 00 e 255 a FF.

Algumas cores em formato RGB e notação hexadecimal

Cor Nome RGB Hexadecimal
Preto (0,0,0) #000000
Branco (255,255,255) #FFFFFFFFFFFF
Vermelho (255,0,0) #FF0000
Tília (0,255,0) #00FF00
Azul (0,0,255) #0000FF
Amarelo (255,255,0) #FFFFFFFF00
Ciano (0,255,255) #00FFFFFFFF
Magenta (255,0,255) #FF00FF
Prata (192,192,192) #C0C0C0C0
Cinzento (128,128,128) #808080