Dicas de iluminação para crianças e lâmpadas para crianças

O aspecto de um quarto para os membros mais jovens do agregado familiar varia muito dependendo da sua idade ou se é uma rapariga ou um rapaz. Quando são mais novos, a iluminação tende a ser mais colorida e com lâmpadas divertidas para crianças. À medida que envelhecem, é necessário começar a colocar um tipo de iluminação diferente para lhes permitir estudar e fazer os seus trabalhos de casa. A melhor coisa a fazer é implementar um estilo de iluminação infantil que possa crescer e adaptar-se a cada nova necessidade.

A segurança em primeiro lugar e acima de tudo

Num quarto infantil, a segurança é o primeiro factor a ter em conta. O ideal seria ter algum tipo de iluminação que seja muito resistente e, porque não dizê-lo, de preferência inquebrável. Os cabos dos candeeiros de chão ou de mesa não devem pendurar livremente, uma vez que qualquer pessoa que passe a correr poderia ser apanhada e o mínimo que poderia acontecer é que o candeeiro pudesse cair no chão e partir-se. Naturalmente, é aconselhável colocar coberturas de segurança nas tomadas, evitar artigos com dentes, etc.

Quarto das crianças com lâmpadas

Neste ponto, a iluminação LED oferece o mais alto grau de segurança. Podemos, por exemplo, escolher lâmpadas feitas de policarbonato, um plástico altamente resistente ao impacto que evitará que a sala seja preenchida com pequenos cristais se ocorrer algum acidente. Além disso, este tipo de lâmpada não contém materiais tóxicos como as lâmpadas fluorescentes e quase não emite calor, pelo que podemos evitar que uma criança se queime se lhe tocar. Como com qualquer outro produto que compramos, é importante que qualquer lâmpada ou lâmpada que compramos tenha a marcação CE e RoHS, garantindo que cumpre as directivas europeias de qualidade e não contém materiais tóxicos.

Produtos recomendados

Iluminação a todos os níveis

Como em qualquer outro espaço, a iluminação deve ser distribuída de acordo com as diferentes funções que desempenha na sala. Existem três tipos básicos de iluminação: geral, de sotaque e de tarefas.

Iluminação geral no quarto de uma criança

Há um grande número de candeeiros de tecto ou de parede para crianças no mercado em forma de carro, barco, estrela ou o último desenho animado, para citar apenas alguns. Embora estes motivos possam ser muito engraçados, é uma boa ideia procurar um desenho mais neutro. Desta forma, evitaremos que a lâmpada do tecto, tão divertida e colorida, deixe de o ser quando o habitante da sala crescer um pouco.

lâmpadas coloridas

Na efectoLED recomendamos a utilização de luzes de tecto ou downlights, de preferência num tom quente, o que proporcionará uma luz agradável e uniforme. Embora nos quartos das crianças mais velhas possamos utilizar uma luz geral que não seja demasiado potente, num quarto infantil, a intensidade da luz deve ser suficiente para que possam desenvolver confortavelmente os seus jogos e actividades. Outra alternativa é combinar várias lâmpadas coloridas criando um conjunto colorido e divertido de iluminação infantil.

Lâmpadas de trabalho para crianças?

De facto, este tipo de luz é o que elas irão utilizar para ler ou fazer os seus trabalhos de casa. Um candeeiro de mesa ou um candeeiro flexo será mais do que suficiente para fazer o trabalho. Neste caso, optaremos por lâmpadas de tonalidade fria que melhoram a concentração e facilitam este tipo de tarefa.

As lâmpadas LED são um clássico nos quartos das crianças.
Os candeeiros LED são um clássico nos quartos das crianças.

Luzes de acento

É aqui que entram as questões de design e não as práticas. Embora em qualquer quarto infantil deva haver uma luz geral e uma luz de estudo, a iluminação de sotaque é completamente opcional. Aqui podemos optar por destacar um elemento arquitectónico ou uma peça decorativa.

Em suma, ao iluminar um quarto infantil, como em todas as outras salas, devemos considerar que tipo de actividades serão realizadas no quarto e planear a iluminação em conformidade. É também verdade que podemos entusiasmar-nos um pouco mais e utilizar lâmpadas para crianças para transformar a iluminação em algo divertido e prático.