O que significa kWh?

O kilowatt-hora (kWh) é possivelmente uma das unidades de medida mais frequentemente utilizadas nos meios de comunicação. É frequentemente referido como kwh, Kwh, KWh ou, pior ainda, kW/h. Não daremos exemplos para não envergonhar ninguém, mas com uma pesquisa rápida na Internet encontraremos uma multidão de casos.

kW ou kWh o que é medido por cada unidade

A seguir explicaremos o que se mede exatamente com esta quantidade física e porque é importante o uso correto de letras maiúsculas.

O que mede o kWh?

O watt-hora é uma unidade de medida expressa em potência x tempo, ou seja, é uma unidade que mede energia. Por exemplo, 1Wh é a energia necessária para manter uma potência de 1 watt durante uma hora.

É de notar que quando se fala, por exemplo, de 200Wh, este valor pode ser interpretado de diferentes maneiras. Poderíamos dizer que é a energia necessária para acender uma lâmpada de 100W durante duas horas ou a energia necessária para acender uma lâmpada de 20W durante 10 horas.

Um kWh é equivalente a 1.000Wh, o prefixo “k”, que é sempre em minúsculas, significa kilo e multiplica o valor da medição por mil.

Um contador analógico mostra o kWh consumido.

Porquê kW e não KW?

Porque cada sigla, em função de ser uma letra maiúscula ou minúscula, pode significar coisas muito diferentes. Embora o prefixo “K” (letra maiúscula) não exista, há outros casos em que sem esta diferenciação pode haver grande confusão.

Por exemplo, 1MW (megawatt) é um milhão de watts (1.000.000W) enquanto 1mW (milliwatt) é um milésimo de 1W (0,001W). Daí a importância de diferenciar entre letras maiúsculas e minúsculas.

O erro kW/h

Este é sem dúvida o erro de dactilografia mais comum. É provavelmente devido ao hábito que, influenciado por km/h (quilómetros por hora, uma unidade de velocidade), temos quando falamos de consumo de electricidade. Dizemos frequentemente: “Este mês consumi 150 quilowatts por hora” (150kW/h) e, devido a esta forma de falar, acaba por ser transcrito como um coeficiente (kW/h), que na realidade é um produto.