O que é um arrancador fluorescente e como é que funciona?

Um arrancador fluorescente é um pequeno dispositivo utilizado em certos tipos de iluminação, especialmente tubos fluorescentes. Consiste geralmente num pequeno recipiente de vidro com gás argon no interior e uma folha bimetálica.

Diagrama de uma instalação fluorescente

Basicamente, um arrancador fluorescente gera uma descarga suficiente para “activar” o gás dentro da lâmpada para que esta se acenda. Vejamos mais de perto como este processo ocorre.

Como funciona um arrancador de tubos fluorescentes

Podemos dizer que um tubo fluorescente de arranque é simplesmente um interruptor térmico. Quando a ficha é pressionada e a corrente é deixada fluir, atinge o tubo através do lastro e do próprio arrancador.

No interior do tubo, o circuito é fechado através dos filamentos. Neste ponto, o estrangulamento está a comportar-se como um interruptor aberto e, portanto, a corrente que flui através do circuito é muito pequena.

A voltagem faz subir a temperatura no interior do estrangulamento, que dobra os contactos bimetálicos (têm coeficientes de expansão diferentes), fechando o circuito, elevando a corrente nos filamentos do tubo que, ao atingir o ponto de brilho, excita o gás que os envolve.

Esquema tubo cebador

A temperatura do estrangulamento começa então a descer, uma vez que o gás dentro do estrangulamento já não é ionizado, separando novamente os filmes bimetálicos. Isto provoca um pico na voltagem suficientemente alto para ionizar o gás dentro do tubo.

Nesta altura, o arrancador permanece aberto e o lastro actua como limitador de corrente, impedindo que o tubo se queime prematuramente.

Produtos recomendados

Elementos de um arrancador fluorescente

Este é um dispositivo eléctrico muito simples. De facto, na maioria dos casos consiste em dois componentes: a cápsula de vidro cheia de gás e um condensador, ligado em paralelo.

Como mostra a imagem, a ampola de vidro contém a placa bimetálica que permite que toda a montagem funcione e é normalmente preenchida com árgon ou néon.

Componentes do arrancador

Por outro lado, temos o condensador que funciona como um filtro de radiofrequência. A sua principal tarefa é absorver o ruído eléctrico gerado pelas descargas nos eléctrodos para eliminar interferências radioeléctricas que possam afectar outros dispositivos electrónicos. Também atenua o pico de tensão inicial e espalha-o ao longo do tempo, tornando o sistema de ignição mais fiável e mais duradouro.

Tipos de entradas

O tipo de arrancador de que precisamos dependerá da potência do tubo. Embora a nomenclatura possa variar de acordo com o fabricante, os principais tipos de entradas para tubos fluorescentes são:

  • S2 ou FS-22: utilizado em tubos entre 4 e 22W.
  • S1 ou FS-11: para tubos entre 4 e 65W.
  • S16: para tubos de 70 a 125W.

Tubos fluorescentes sem arrancador

Embora sejam desconhecidos por muitos, podemos encontrar alguns modelos de tubos mais modernos que não necessitam de um arrancador. Os mais comuns são os que utilizam um balastro electrónico.

Para acender o tubo a frio, é necessário um pulso de alta voltagem para vaporizar o condensado de mercúrio no interior do tubo. Os balastros electrónicos são baseados neste princípio e incorporam, na maioria dos casos, um transformador de alta frequência e um transístor. Desta forma, o mesmo dispositivo serve como motor de arranque e limitador de corrente.

Arrancadores LED – o que são realmente?

Nos tubos LED, podemos encontrar um elemento de aparência semelhante ao motor de arranque, que é frequentemente referido como um motor de arranque LED.

Um tubo LED com um arrancador pode ser interessante se precisarmos de o instalar rapidamente e não quisermos, ou não pudermos, ligar novamente o suporte do tubo e eliminar o lastro. Em resumo, torna os tubos LED compatíveis com as instalações existentes. Basta substituir o tubo antigo pelo novo e colocar o arrancador no lugar do arrancador.

Arrancador de tubos LED

Em qualquer caso, na efectoLED recomendamos sempre a eliminação de todos os elementos desnecessários, tais como o lastro, uma vez que conseguimos uma poupança ainda maior. No nosso guia de instalação de tubos LED encontrará passo a passo como fazê-lo de uma forma simples.

Agora sabemos que na iluminação fluorescente o arrancador é um elemento chave que normalmente não lhe é dada a importância que merece. Geralmente considerado um elemento meramente auxiliar, é essencial para o bom funcionamento e durabilidade dos tubos fluorescentes.