Iluminação LED em escritórios

O bem-estar dos trabalhadores é uma das principais preocupações de qualquer empresa e aqui a iluminação desempenha um papel fundamental. Ao escolher a iluminação LED nos escritórios, é importante saber que tipo de actividade vai ser realizada em cada espaço, quantos trabalhadores ocupam a área e como o mobiliário vai ser distribuído. Quanto mais informação sobre os elementos na área de trabalho, melhor podemos planear uma iluminação harmoniosa na área de trabalho.

Para as pessoas que trabalham em escritórios, a iluminação do seu posto de trabalho é muito importante, porque a luz afecta-nos tanto física como emocionalmente. Além disso, a iluminação influencia não só o bem-estar do empregado, mas também a sua produtividade e desempenho na empresa.

iluminação de escritório com lâmpadas pendentes de tecto

A importância da iluminação no local de trabalho

A iluminação do local de trabalho deve cumprir os requisitos de saúde e segurança no trabalho. Quando se trata de iluminação de escritórios, há mais a considerar do que apenas o desenho em si – o impacto que tem sobre as pessoas que lá trabalham.

A primeira e mais óbvia razão para a importância da iluminação de qualidade no local de trabalho é a redução da risco de quedas. Uma iluminação correcta e brilhante ajuda todos os trabalhadores a ver claramente quaisquer perigos e, por conseguinte, torna mais fácil evitá-los.

Para além destas questões óbvias de segurança relacionadas com os sistemas de iluminação no trabalho, existem outras questões tais como a produtividade dos trabalhadores e os efeitos negativos para a saúde que se podem reflectir em fadiga e fadiga ocular desnecessária.

Outro factor muito importante para investir numa boa iluminação é o combate a dois doenças conhecido como síndrome do edifício doente síndrome do edifício doente (SSE) e desordem afectiva sazonal (SAD) que pode ser causada por má iluminação. Estas doenças podem fazer com que as pessoas se tornem mais irritáveis e com falta de energia, como num estado de letargia. Ambas as condições levam frequentemente à depressão, que por sua vez pode levar a longos períodos de tempo em que o doente é incapaz de trabalhar.

Iluminação LED nos escritórios

Como mencionado acima, o planeamento da iluminação correcta do local de trabalho depende da actividade que se realiza em que espaço do edifício.

Actualmente, a iluminação LED nos escritórios tornou-se a opção mais difundida por razões de eficiência energética e relação custo-eficácia. Na maioria das vezes, a melhor escolha de qualidade é optar por painéis de luz LED, uma vez que são incomparáveis quando se trata de iluminar sem brilho, evitando cantos escuros.

Portanto, a iluminação LED pode não só transformar cantos escuros e áreas de trabalho mal iluminadas, mas também pode aumentar a produtividade e melhorar o humor dos trabalhadores.

Produtos recomendados

Tipos de iluminação LED em escritórios

Iluminação de escritório LED: geral

Iluminação concebida para fornecer luz uniforme em todo o espaço. As vantagens deste tipo de iluminação de escritório é que reduz possíveis sombras, uma vez que é muito homogénea.

As luminárias de iluminação generalista são colocadas acima da linha de visão e são geralmente instaladas no tecto, quer sejam embutidas, montadas à superfície ou suspensas. Se forem colocadas no tecto, emitem luz directa, enquanto que se forem colocadas nas paredes, a luz será indirecta.

Luz de teto LED para escritório

Devemos ter em conta que num escritório existem vários ecrãs, pelo que devemos evitar reflexos nos ecrãs. Por este motivo, utilizamos iluminação difusa e colocamo-los sempre o mais alto possível.

Os níveis médios recomendados para iluminação de escritório variam entre 500-750 lux, dependendo do tipo de actividades realizadas, quer estas sejam menos exigentes, tais como dactilografia ou salas de conferência, ou mais exigentes, tais como o desenho CAD.

Por outro lado, é aconselhável combinar iluminação geral com iluminação pontual para atingir um nível médio de 200-300 lux com iluminação pontual em estações de trabalho e áreas requeridas.

Iluminação LED em escritórios: spot

A iluminação pontual ou focal nos escritórios é um tipo de luz mais intensa e concentrada numa pequena área ou superfície. Uma iluminação pontual bem sucedida implica conhecer a localização de cada estação de trabalho, de modo a fornecer a cada funcionário a quantidade de luz de que necessita, dependendo da sua actividade.

Iluminação de escritório LED

Existem dois tipos de iluminação focal para escritórios, um é da própria secretária, tal como um candeeiro de escritório ou de secretária, e o outro é iluminação suspensa do tecto com um ângulo de luz estreito concentrado na superfície da secretária. De preferência, a luz deve ser projectada lateralmente para reduzir as sombras e os reflexos.

Flexo de iluminação LED de escritório

Iluminação LED em escritórios: decorativa

Este tipo de iluminação destina-se a criar efeitos estéticos para fins comerciais e não funcionais. Não devem interferir ou gerar perturbações visuais, tais como ofuscamento ou reflexos.