Sistemas de controlo de iluminação

Os sistemas de controlo de iluminação são simplesmente o conjunto de elementos que regulam o comportamento de uma ou mais luminárias, dependendo de certos parâmetros. Com o desenvolvimento da domótica e a Internet das coisas, este tipo de sistema é a base da iluminação moderna e, sem dúvida, do futuro.

A regulação e controlo activo de um sistema de iluminação, que vai além do tradicional interruptor on/off, permite-nos adaptar a luz num espaço a qualquer situação. Isto traduz-se em maior conforto ou optimização do consumo de energia, entre outras coisas.

Nos sistemas de controlo de iluminação encontramos vários dispositivos relacionados com o controlo de iluminação, que estão interligados e nos permitem actuar em diferentes luminárias a partir de uma única interface.

Elementos de controlo

Estes dispositivos permitem ajustar a luz emitida de acordo com diferentes parâmetros, tais como o tempo, com a possibilidade de definir períodos específicos do dia, semana, etc.; a presença, ou não, de pessoas ou animais no espaço; a quantidade de luz solar ou situações de alerta, tais como quando um alarme de incêndio é accionado. É claro que estes limiares de decisão podem ser combinados por meio de vários operadores lógicos.

Os detectores de presença e os sensores crepusculares são actualmente os controladores mais amplamente utilizados.

Sensor de movimento e sensor crepuscular para campânula LED UFO
Sensor de movimento e sensor crepuscular

Osdetectores de presença baseiam-se principalmente em sensores de infravermelhos passivos, que detectam o movimento dos corpos emissores de calor, e sensores de radar, que se baseiam no efeito Doppler, que mede a mudança de frequência de uma onda devido ao movimento relativo do emissor e do receptor.

Os sensores crepusculares, por outro lado, ajustam a iluminação de acordo com a quantidade de luz solar disponível, o que é muito útil para manter constante o nível de iluminação numa sala, independentemente das variações da luz do dia disponível. Nos sistemas de controlo de iluminação exterior é muito comum combinar um detector de presença e um sensor crepuscular para optimizar ao máximo o consumo de energia.

Produtos recomendados

Sistemas de controlo de iluminação analógica

O sistema Triac regula a intensidade da iluminação através do controlo da fase do sinal AC que fornece o sistema.

O escurecimento de 1-10V é um dos primeiros métodos de escurecimento e baseia-se num sinal DC, em que 10V corresponde à luz máxima, 1V ao mínimo e 0V indica que a luminária está desligada.

Sistemas mais complexos como o AMX192 ou D54 foram utilizados para o controlo da iluminação em palcos e espaços semelhantes e desde então foram substituídos pelos seus equivalentes digitais.

Sistemas de controlo de iluminação digital

Um dos sistemas digitais mais difundidos é o DALI (Digital Addressable Lighting Interface), que se encontra numa posição intermédia entre a funcionalidade e o custo de implementação. O seu funcionamento é baseado num controlador e um ou mais elementos escravos. Até 64 dispositivos podem ser controlados independentemente, em grupos ou todos de uma só vez através de comandos de difusão. A sinalização utilizada neste sistema de controlo de iluminação é muito robusta contra interferências e pode, portanto, ser instalada ao lado dos cabos de alimentação do sistema ou mesmo integrada na mesma cablagem multicondutor.

O DALI é um dos sistemas de controlo de iluminação mais populares.
O DALI é um dos sistemas de controlo de iluminação mais populares.

Existem outros protocolos de controlo como o DMX512 que permite o controlo de até 512 canais, o que se traduz tipicamente em até 32 equipamentos. Existe também o DSI, que é muito semelhante ao DALI, mas requer um cabo de controlo por dispositivo. Outras normas como a KNX são também utilizadas, que não é apenas um sistema de controlo de iluminação, mas também permite controlar a ventilação, sistemas de alarme ou de distribuição de áudio e vídeo, entre outros.

De efectoLED recomendamos que independentemente do sistema que utilize, certifique-se de que é compatível com a iluminação LED que tem ou vai adquirir. Se não for este o caso, podemos ter problemas com a cintilação, luzes que não são reguladas correctamente e podemos até danificar as luminárias.