O que é iluminação inteligente?

O conceito decasa inteligente está a evoluir em várias dimensões, desde a simples domótica até à casa digital, e uma das mais interessantes é sem dúvida no campo da iluminação.

Vantagens da iluminação doméstica inteligente

Com um sistema de iluminação de domótica, o funcionamento das diferentes luminárias em casa pode ser automatizado. Isto permite-nos melhorar a eficiência energética, o conforto e a segurança da casa.

Melhorias no conforto

Já mencionámos em ocasiões anteriores como é importante ter iluminação adequada, tanto para o espaço como para as actividades que nele se realizam. Com sistemas de iluminação doméstica, podemos ligar ou desligar as luzes, regular a sua intensidade e, em alguns casos, até alterar o tom da luz.

App Philips hue

No que diz respeito ao conforto, podemos definir cenários para as diferentes actividades numa sala e aplicá-los, quando necessário, com um único clique ou comando de voz. Por exemplo, para as luzes da sala de estar, podemos definir um cenário para ver filmes. Quando aplicada, a maioria das luzes na sala de estar será desligada, excepto algumas luzes especialmente escolhidas que serão diminuídas para gerar uma iluminação ambiente muito suave sem reflectir no ecrã da televisão.

Poupança de energia

Com uma instalação deste tipo é muito fácil verificar a partir do nosso telemóvel se deixámos as luzes acesas e desligá-las remotamente, se assim o desejarmos. Desta forma, evitamos a despesa de ter as luzes da cozinha acesas se formos numa viagem. Mais uma forma de poupar energia em casa.

Produtos recomendados

Segurança

O controlo remoto ou automático da iluminação ajuda a manter a nossa casa mais segura. Da mesma forma que podemos desligar as luzes como mencionámos no ponto anterior, podemos ligá-las, manualmente ou programadas, durante algumas horas para simular que alguém está dentro de casa.

A casa inteligente pode ser controlada a partir do seu telemóvel

Como funciona a iluminação LED inteligente

A comunicação com as lâmpadas pode ser feita por diferentes meios, tais como a sua própria cablagem de controlo, através da própria linha eléctrica ou sem fios. Os dispositivos disponíveis na nossa loja online, tais como os produtos da gama de matizes Philips, utilizam tecnologia sem fios sob a norma ZigBee, que é um conjunto de protocolos amplamente utilizados na automação doméstica.

Além disso, soluções como a iluminação inteligente da Philips são fáceis de instalar, mesmo que não tenhamos qualquer instalação prévia de domótica na nossa casa. A partir da sua aplicação móvel, podemos facilmente controlar a iluminação em cada sala.