Iluminar correctamente uma cave não é muito diferente de iluminar qualquer outra sala, mas com algumas pequenas peculiaridades. Tal como no resto da casa, optaremos pela iluminação a diferentes níveis, dependendo das actividades que serão levadas a cabo no espaço.
Pense em como a cave vai ser utilizada.
É essencial que sejam necessários alguns minutos para definir para que vai ser utilizada a cave. Não é o mesmo utilizá-lo como sala de estar para se encontrar com os amigos que utilizá-lo como sala de estudo ou escritório.
A partir desta pequena reflexão deduziremos a quantidade de luz de que precisamos e a sua temperatura de cor. Depois, com as nossas necessidades claramente definidas, podemos descer ao trabalho e desfrutar da melhor iluminação para caves.
Tirar o máximo partido da luz natural
Se a sua cave tem janelas ou clarabóias, tire o máximo partido delas. Desta forma não precisará de manter as luzes acesas durante tanto tempo.
Para criar uma atmosfera mais brilhante, usar cores claras como o branco ou o bege. Isto aplica-se à pintura das paredes, bem como ao mobiliário.
Produtos recomendados
Iluminar a cave em níveis
Como já vimos anteriormente, a melhor maneira de conceber um sistema de iluminação é defini-lo em três níveis: luz geral, luz de acentuação e luz de tarefa.
Luz geral
Dependendo das actividades que se realizam na cave, precisaremos de um nível mínimo de iluminação ou outro.
Para iluminação geral na cave , devem ser utilizadas luminárias com um ângulo de abertura amplo. Isto é especialmente importante se o tecto for inferior ao normal, uma vez que não permite que a luz seja distribuída tão amplamente como um tecto superior.
A tendência é a de utilizar tectos ou downlights, pois ocupam muito pouco espaço e são muito fáceis de instalar, especialmente os primeiros.
Iluminação de realce
Mais ambiente ou decorativo do que funcional, este tipo de luz tende a ser mais focalizada e de menor intensidade do que a iluminação geral.
Se vamos utilizar a cave como sala de estar ou para ver filmes, é ideal ter uma luz fraca que não nos distraia ou que não reflicta na televisão.
Luz de trabalho
O exemplo mais claro de uma luz de tarefa é um candeeiro de secretária.
Este tipo de iluminação complementa a iluminação do porão e ajuda-nos a realizar tarefas como a leitura ou o desenho. Actividades que requerem uma luz mais potente e que não geram sombras na superfície de trabalho.
Vantagens dos LEDs na iluminação de caves
A tecnologia LED tem muitas vantagens sobre a iluminação tradicional e já as discutimos extensivamente noutras ocasiões. Na iluminação das caves podemos destacar:
- Uma cave tem possibilidades de ventilação muito limitadas. Os LEDs quase não emitem calor, ajudando a manter uma temperatura mais agradável, especialmente no Verão.
- Numa sala onde a luz deve estar sempre acesa, o baixo consumo de energia das luminárias LED impede que a conta de electricidade suba em flecha.
- As luzes LED vêm em muitas formas diferentes. Encontrará sempre a solução óptima para as suas necessidades.
No final, com um pouco de planeamento e escolhendo os elementos de iluminação adequados, pode transformar a cave num dos quartos mais acolhedores da casa.