Como iluminar uma cave com luzes LED

Iluminar correctamente uma cave não é muito diferente de iluminar qualquer outra sala, mas com algumas pequenas peculiaridades. Tal como no resto da casa, optaremos pela iluminação a diferentes níveis, dependendo das actividades que serão levadas a cabo no espaço.

Pense em como a cave vai ser utilizada.

É essencial que sejam necessários alguns minutos para definir para que vai ser utilizada a cave. Não é o mesmo utilizá-lo como sala de estar para se encontrar com os amigos que utilizá-lo como sala de estudo ou escritório.

A partir desta pequena reflexão deduziremos a quantidade de luz de que precisamos e a sua temperatura de cor. Depois, com as nossas necessidades claramente definidas, podemos descer ao trabalho e desfrutar da melhor iluminação para caves.

cave não remodelada
Antes de começar a renovar a sua cave, vale a pena planear para que é que a vai utilizar.

Tirar o máximo partido da luz natural

Se a sua cave tem janelas ou clarabóias, tire o máximo partido delas. Desta forma não precisará de manter as luzes acesas durante tanto tempo.

Para criar uma atmosfera mais brilhante, usar cores claras como o branco ou o bege. Isto aplica-se à pintura das paredes, bem como ao mobiliário.

Produtos recomendados

Iluminar a cave em níveis

Como já vimos anteriormente, a melhor maneira de conceber um sistema de iluminação é defini-lo em três níveis: luz geral, luz de acentuação e luz de tarefa.

Luz geral

Dependendo das actividades que se realizam na cave, precisaremos de um nível mínimo de iluminação ou outro.

Para iluminação geral na cave , devem ser utilizadas luminárias com um ângulo de abertura amplo. Isto é especialmente importante se o tecto for inferior ao normal, uma vez que não permite que a luz seja distribuída tão amplamente como um tecto superior.

A tendência é a de utilizar tectos ou downlights, pois ocupam muito pouco espaço e são muito fáceis de instalar, especialmente os primeiros.

Sótano com luzes LED downlights

Iluminação de realce

Mais ambiente ou decorativo do que funcional, este tipo de luz tende a ser mais focalizada e de menor intensidade do que a iluminação geral.

Se vamos utilizar a cave como sala de estar ou para ver filmes, é ideal ter uma luz fraca que não nos distraia ou que não reflicta na televisão.

Luz de trabalho

O exemplo mais claro de uma luz de tarefa é um candeeiro de secretária.

Este tipo de iluminação complementa a iluminação do porão e ajuda-nos a realizar tarefas como a leitura ou o desenho. Actividades que requerem uma luz mais potente e que não geram sombras na superfície de trabalho.

Cave com luz natural
Se a luz natural estiver disponível, é importante aproveitá-la ao máximo.

Vantagens dos LEDs na iluminação de caves

A tecnologia LED tem muitas vantagens sobre a iluminação tradicional e já as discutimos extensivamente noutras ocasiões. Na iluminação das caves podemos destacar:

  • Uma cave tem possibilidades de ventilação muito limitadas. Os LEDs quase não emitem calor, ajudando a manter uma temperatura mais agradável, especialmente no Verão.
  • Numa sala onde a luz deve estar sempre acesa, o baixo consumo de energia das luminárias LED impede que a conta de electricidade suba em flecha.
  • As luzes LED vêm em muitas formas diferentes. Encontrará sempre a solução óptima para as suas necessidades.

No final, com um pouco de planeamento e escolhendo os elementos de iluminação adequados, pode transformar a cave num dos quartos mais acolhedores da casa.