Como iluminar uma piscina já construída

Se quisermos ter uma piscina com luzes, o melhor momento para preparar a instalação dos cabos e outros elementos é durante a construção da piscina. Se decidirmos iluminar uma piscina já construída, o processo pode ser muito mais complexo.

Por sorte, podemos optar por fontes de luz menos convencionais e fornecer iluminação a nossa piscina de uma forma mais original.

Instalar luzes numa piscina já construída

O caso mais complicado pode envolver a perfuração de furos na piscina a fim de passar os cabos, pondo em risco a impermeabilidade da piscina.

A primeira coisa a verificar é se ainda temos a garantia do construtor/instalador da piscina. Isto é crucial pois, se alterarmos a sua estrutura, a garantia é imediatamente anulada.

Instalar luzes de piscina

Podemos utilizar focos LED para piscinas à superfície ou embutidos, sendo o primeiro o mais utilizado nestes casos, uma vez que a sua instalação é menos invasiva. Uma alternativa à passagem dos cabos através do revestimento da piscina é colocá-los dentro de um perfil ou semi-tubo e colocá-los à superfície, mas o resultado é menos agradável do ponto de vista estético.

Seja qual for a nossa decisão, devemos sempre deixar a instalação nas mãos de um profissional experiente, que será capaz de avaliar cada caso e aconselhar-nos em conformidade.

Finalmente, insistir na importância de solicitar uma garantia, sempre por escrito, para qualquer modificação que possa afetar a integridade da piscina e o seu correto funcionamento.

Produtos recomendados

Como iluminar uma piscina sem recorrer à construção

Como vimos, instalar um sistema de iluminação numa piscina que já foi construída é dispendioso e corremos o risco de sofrer fugas no futuro. Felizmente, na efectoLED trazemos-lhe várias formas alternativas de iluminar a sua piscina sem a necessidade de trabalhos de construção complicados.

focos projetores para iluminar a piscina

Focos projetores

A alternativa mais simples. A montagem de um projetor LED é rápida e fácil. Além disso, podemos escolher entre uma vasta gama de potências, temperaturas de cor e até utilizar projetores RGB para projetar luzes coloridas na piscina.

Iluminação arquitectónica integrada

Uma alternativa muito interessante se a nossa piscina estiver unida, ou muito perto, da casa ou de outros elementos arquitectónicos como pérgulas ou gazebos. Neste caso, podemos integrar a luz numa estrutura próxima para que se projete para a zona da piscina.

Iluminação arquitectónica sobre a piscina

Com esta alternativa, poderá ser necessário fazer alguma instalação, mas em caso algum será necessário atuar sobre a piscina.

Luzes flutuantes

As luzes flutuantes para piscinas são pontos de luz originais e divertidos que podem assumir diferentes formas.

Sempre que colocamos luzes perto da água, devemos prestar atenção ao seu fator de protecção IP.

Na nossa secção de mobiliário exterior LED pode encontrar, por exemplo, a tabuleiro de água. Este recipiente é útil não só para dar um toque de luz, mas também para desfrutar de bebidas ou lanches enquanto desfruta de um banho refrescante.

Luzes em árvores próximo da piscina

Luzes nas árvores

De forma semelhante à proposta de luz arquitectónica, aqui aproveitaremos uma árvore ou outro elemento da vegetação do jardim para colocar as luzes. Esta opção, além de ser altamente decorativa, é verdadeiramente única quando se trata de iluminar uma piscina e não deixa ninguém indiferente.

Luzes no perímetro da piscina

Finalmente, podemos instalar projetores de chão ou fitas LED ao longo do perímetro da piscina. Este tipo de iluminação pode também requerer algum trabalho, mas em caso algum em áreas que vão ser cobertas por água.

Luzes no perímetro da piscina

Claro que nada nos impede de combinar várias destas alternativas ou, se a nossa piscina já tiver luzes no interior, usá-las para lhes dar um toque extra de personalidade. As opções são infinitas.