O que é Luminância

Também conhecida como brilho fotométrico, a luminância é a quantidade de fluxo luminoso incidente sobre, emergindo de, ou passando por uma determinada superfície numa determinada direcção. A superfície em consideração é geralmente chamada a superfície aparente, uma vez que é a projecção da superfície real no plano perpendicular à linha de visão.

comparação entre área de superfície real e aparente
Comparação entre a superfície real e a aparente.

Como é calculada a luminância?

A unidade de medida da luminância no sistema internacional é a candela por metro quadrado (cd/m2). Podemos calcular a luminância a partir da seguinte fórmula:

parâmetros que definem a luminância

Onde:

  • F é o fluxo luminoso em lúmenes (lm).
  • dS é o elemento de superfície considerado em metros quadrados (m2).
  • dΩ é o elemento de ângulo sólido em esterradianos (sr) subtendido por d∑ da dS.
  • θs é o ângulo entre a superfície normal S (ns) e a direcção considerada (d).
  • Note-se que, neste caso, estamos a considerar um meio sem perdas.

Níveis de luminosidade

O olho humano pode adaptar-se a diferentes níveis de luminância, mas requer um certo tempo para se adaptar a cada variação do nível de luminância. Este tempo depende da brusquidão e importância da mudança, e se esta é causada por um aumento ou diminuição da luminância. Se aumentar, o tempo de adaptação é mais curto do que se diminuir, mesmo que a mudança esteja na mesma proporção.

Durante o processo de adaptação, a visão é seriamente afectada, talvez mesmo durante vários minutos. Isto é algo a ser tomado em consideração nos locais de trabalho onde, por exemplo, uma determinada actividade tem de ser realizada num ambiente pouco iluminado, depois de ter estado num ambiente bem iluminado. Nestes casos, devem ser estabelecidos períodos de adaptação de acordo com cada situação, especialmente em locais onde existe o risco de acidente.

Como já mencionámos em outras ocasiões, em condições normais, um aumento da quantidade de luz produz uma melhoria no desempenho visual. Isto é verdade até ser atingido um certo limiar para além do qual não se nota qualquer melhoria, mesmo que a luminância continue a aumentar. Isto é particularmente útil quando se realizam trabalhos detalhados ou de baixo contraste.

Medição da luminância

O medidor de luminância é utilizado para medir a luminância. Consiste num tubo contendo um elemento sensível à luz que traduz o brilho fotométrico numa corrente eléctrica proporcional ao mesmo.

Luminanciómetro

Dependendo da tarefa a ser executada na superfície onde a medição deve ser feita, é utilizado um certo ângulo de abertura. Os ângulos de abertura serão pequenos para tarefas muito precisas e, por exemplo, para medir a luminância média de uma área, é utilizado um adaptador de ângulo largo.