Como iluminar e decorar pequenas casas de banho

Ter pouco espaço é sempre uma desvantagem ao decorar e iluminar qualquer divisão, e as casas de banho não são excepção. Com estas breves dicas, podemos fazer com que uma pequena casa de banho pareça muito mais espaçosa.

iluminação com led para iluminação de acentuação de casas de banho

Onde “poupamos” espaço numa pequena casa de banho?

Antes de entrarmos nos pormenores, é importante saber de onde o espaço vai ser salvo. Se precisarmos de muito armazenamento e pudermos passar sem a banheira, a opção por uma base de duche permitir-nos-á adicionar algum mobiliário ou prateleiras extra.

Pelo contrário, se não podemos passar sem um banho relaxante, teremos de ter um lavatório mais pequeno, por exemplo. Seja como for, temos de saber como dar prioridade às funcionalidades de que necessitamos na nossa pequena casa de banho, a fim de aproveitar ao máximo cada canto.

Produtos recomendados

Dicas de decoração e iluminação para pequenas casas de banho

Agora vejamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o espaço na nossa casa de banho, por muito limitado que seja.

Usar azulejos grandes

Em geral, grandes padrões, seja em azulejos, papel ou pintados directamente na parede, são perfeitos para enganar o olho, fazendo com que o espaço pareça maior. Um bom truque é usar linhas horizontais largas.

Espelhos para a espacialidade

Os espelhos trazem amplitude a qualquer espaço, o que é especialmente útil em pequenos banheiros. Para maximizar o efeito, podemos utilizar espelhos que vão até ao chão ou cobrir toda a parede.

Espelhos grandes de casa de banho

Móveis de parede e artigos sanitários

Além de facilitarem muito a limpeza do chão, estes tipos de elementos suspensos têm óptimo aspecto em qualquer espaço, qualquer que seja o seu tamanho, mas numa casa de banho pequena proporcionarão a leveza necessária para evitar a sobrecarga do espaço.

Torneiras montadas na parede

Se conseguirmos instalar as torneiras na parede, ganharemos até 10 cm com a instalação de um lavatório mais compacto. Pode não parecer muito, mas no caso de casas de banho muito estreitas, estes centímetros permitir-nos-ão movimentarmo-nos mais confortavelmente.

Casas de banho estreitas

Enforcamentos em todo o lado

Nas paredes, atrás da porta… Qualquer canto não utilizado é perfeito para colocar um gancho onde se possa pendurar uma toalha ou um cesto onde se possam colocar objectos. Desta forma, temos um sistema de armazenamento muito versátil.

Luz em espelhos

Se um espelho estiver bem iluminado, facilitará muitas tarefas diárias, como a barba ou a maquilhagem. Na maioria dos casos, uma luz zenital não é suficiente e teremos de a complementar com uma fonte de luz extra, que colocaremos em cada lado do espelho.

Armazenamento em casa de banho

Armários até ao tecto

Se houver um canto onde se possa colocar um armário, aproveitará ao máximo se colocar um que vá até ao tecto. Mesmo que não seja muito profundo, permitir-nos-á armazenar uma grande quantidade de coisas.

Luzes embutidas para poupar espaço

A utilização de luzes embutidas no tecto dará mais espaço ao espaço. Tentar assegurar que a iluminação seja uniforme para que não haja zonas de sombra. O mais comum é optar por uma temperatura de cor neutra, a mais próxima da luz solar.

Divisórias transparentes

Ecrãs transparentes

Se tivermos um chuveiro ou banheira com um ecrã transparente, o campo visual do espaço é aumentado. Se tivermos uma cortina, o facto de a termos puxada de volta irá alcançar o mesmo efeito. Por outro lado, se o chuveiro e o lavatório estiverem muito próximos, uma cortina pode ser uma solução melhor do que uma tela, uma vez que não restringirá o movimento.

Como pode ver, com estes pequenos truques de decoração e iluminação para casas de banho, podemos aproveitar ao máximo o espaço disponível, por muito pouco que seja.