Luz para a maquilhagem. Como escolher as luzes da penteadeira?

Quer seja na sua rotina diária de maquilhagem ou para uma ocasião especial, não é o eyeliner, a sombra ou o gloss que lhe podem dar aquele impulso de beleza extra, é a luz de maquilhagem que tem à sua disposição.

Qualquer cosmético oferece resultados incríveis, desde o brilho de um bronzeado suave até aos olhos com o olhar mais sedutor, mas sem a iluminação adequada, quando os aplicamos, o brilho e a sedução podem tornar-se dignos de Halloween, assim que saímos para a rua. É por isso que é tão importante saber como escolher as luzes da penteadeira adequadas.

Qual é a melhor luz para a maquilhagem?

A luz ideal para a maquilhagem é a luz natural ou neutra. Uma luz natural faz com que o resultado da maquilhagem seja aquele que melhor se adapta a qualquer tipo de luz que vamos encontrar. É clara, uniforme, evita que surjam sombras e permite-nos ver se algum dos produtos não foi misturado ou homogenizado corretamente. Se há uma coisa em que todos os maquilhadores concordam, é que a luz do sol é a melhor forma de aplicar maquilhagem.

A temperatura ideal para uma penteadeira é de aproximadamente 3500-4000ºK. Outro aspecto a ter em conta é a orientação da fonte de luz. Estes pontos serão discutidos com mais detalhe mais tarde.

Luzes para maquilhagem

Se puder aplicar a sua maquilhagem perto de uma janela ou sob luz solar direta, aproveite ao máximo. Neste caso, seria melhor usar um espelho de mão e posicionar-se de modo a que a luz brilhe diretamente no seu rosto.

Mas e se não tivermos luz natural, que opções temos?

Aqui vamos dizer-lhe as chaves para que tenha a melhor luz possível ao aplicar a maquilhagem.

Dicas para escolher as luzes da penteadeira

  • Optar por uma luz branco neutro. É a que melhor representa a luz natural e evitará surpresas quando formos para o exterior. Esta é a temperatura que devemos escolher para as luzes da casa de banho, quer apliquemos ou não maquilhagem lá.
  • Não usar uma luz demasiado potente. Na maioria dos casos, tendemos a usar luzes excessivamente brilhantes e acabamos por pôr demasiada maquilhagem.
  • Utilizar candeeiros ou lâmpadas com um acabamento opala. Como são translúcidos, filtram a luz, reduzindo o brilho e tornando a luz mais uniforme. Também evitam o encandeamento.
  • Evitar a luz amarela e especialmente as lâmpadas fluorescentes. A luz amarela dar-nos-á um aspecto suave que nos fará aplicar a maquilhagem em proporções inadequadas. Por outro lado, a luz fluorescente é considerada a pior pelos peritos, uma vez que distorce demasiado as cores.
  • Utilizar mais do que um ponto de luz. Ao aplicar maquilhagem, é útil ter o que é conhecido como iluminação cruzada, ou seja, ter uma fonte de luz em cada lado do espelho.
  • Escolher luzes de qualidade. O índice de reprodução cromática ou CRI é uma característica vital em qualquer fonte de luz, ainda mais se for para maquilhagem. Um CRI elevado assegura que a luz reproduz as cores naturalmente, sem as distorcer. Qualquer valor de CRI acima de 80 será suficiente.
  • Evitar a luz aérea. Muitas vezes cometemos o erro de ter apenas um ponto de luz a brilhar sobre nós de cima e isto é algo que devemos evitar a todo o custo.

Um truque é usar lâmpadas reguláveis, que lhe permitem alterar a intensidade da luz, para que possa ver como fica a sua maquilhagem em todo o tipo de condições.

Acrescente um toque de luz ao seu espelho de maquilhagem

Não é necessário renovar a casa de banho ou mudar a penteadeira do quarto. Com um pouco de habilidade, podemos desfrutar de um espaço com a luz certa para aplicar maquilhagem sem gastar muito dinheiro.

Se normalmente aplicamos maquilhagem na casa de banho, a forma mais fácil é utilizar três pontos de luz que instalaremos à volta do espelho: utilizaremos uma luz de parede da casa de banho para fornecer luz geral e duas fitas de LED 220V, uma vez que não necessitam de uma fonte de alimentação, que colocaremos no comprimento de cada lado do espelho e geraremos a iluminação transversal que mencionámos anteriormente. Se não quisermos manipular o espelho, podemos colocar perfis para tiras de LED na parede, o que também nos permitirá dirigir a luz na nossa direção.

Produtos recomendados

Se quisermos colocar as luzes à volta do espelho da penteadeira e a moldura do espelho for de madeira, podemos colocar um par de lâmpadas de cada lado. Neste caso, teremos de fazer furos na estrutura do espelho para encaixar os suportes das lâmpadas e passar a cablagem atrás do móvel até a tomada.

Uma alternativa às fitas ou lâmpadas é utilizar néon LED, que pode ser perfeitamente adaptado à forma do espelho.

Vale realmente a pena ter uma luz específica para a maquilhagem. Desta forma, evitaremos surpresas ou a típica situação em que acabamos de nos pintar e parecemos espectaculares, apenas para chegar ao carro e ver que precisamos de mais de quatro retoques.