Vida útil de uma lâmpada

A duração de vida de uma lâmpada é uma das principais características que consideramos na escolha de um produto relativamente a outro. Uma vida mais longa significa comprar menos lâmpadas para substituir as que se queimam. Mas… Qual é a duração de vida de uma lâmpada e como é medida? Vamos comparar diferentes tecnologias de iluminação que têm estado e estão presentes na maioria das casas e empresas. Também vamos olhar para algumas lâmpadas que são famosas pela sua longevidade.

Lâmpadas Incandescentes

Tradicionalmente, as lâmpadas incandescentes sofrem de uma esperança de vida de apenas 1.200 horas. Isto significava que, com apenas 4 horas de utilização por dia, comprar uma lâmpada em Janeiro significava comprar outra antes de Novembro do mesmo ano.

Embora tivessem uma certa robustez diante das mudanças de temperatura, eram fisicamente frágeis. Por outro lado, eram caracteristicamente ineficientes, uma vez que a maior parte da energia que consumiam era perdida em forma de calor.

Este tipo de iluminação começou a ser gradualmente eliminado na UE como consequência da directiva do Parlamento Europeu sobre eficiência energética Ecodesign 2009/125/CE.

Lâmpadas de Poupança de Energia

Desde a sua introdução mundial no início dos anos 80, têm oferecido uma opção para reduzir o consumo de eletricidade e eram mais duráveis. A duração de vida de uma lâmpada de poupança de energia é de até 10.000 horas. No entanto, têm certos inconvenientes que os fazem estar longe de ser uma alternativa para o futuro.

São altamente sensíveis às mudanças de temperatura e humidade. Há um certo atraso na ligação da lâmpada e também leva algum tempo até que a lâmpada atinja o brilho máximo. Por sua vez, o ciclo frequente de ligar/desligar reduz a vida útil da lâmpada.

Finalmente, o seu principal problema é que contêm mercúrio, um material altamente poluente.

Produtos recomendados

Iluminação LED

As lâmpadas LED são agora uma realidade na nossa vida cotidiana. Têm o maior tempo de vida útil, 30.000 a 50.000 horas de utilização ou mais. São feitas de materiais muito duráveis e são apenas sensíveis a temperaturas elevadas. Acendem instantaneamente e não sofrem com o ligar e desligar frequente.

Por outro lado, são os mais eficientes e não possuem elementos ambientalmente agressivos. A sua grande desvantagem era o preço mas, atualmente, os LED estão disponíveis por menos de um euro, tal como a lâmpada LED E27 A60 de 5W.

lâmpada led e27 g45 5w
Bombillas LED por menos de un euro. ¡Ahorrar nunca costó tan poco!

Qual é o tempo de vida real de uma lâmpada e como é calculado?

Ao contrário do que poderíamos pensar como o tempo de vida de uma lâmpada ou lâmpada LED, isto não se refere ao tempo que demorará a parar a iluminação ou a queimar. É, de fato, o período de tempo que leva a perder desempenho.

Portanto, se tivermos uma luminária LED com uma vida útil de 30.000 horas, ela não deixará de funcionar após este período de tempo. Simplesmente parará a iluminação com a mesma intensidade. Deve notar-se que, como indicámos no artigo onde falamos dos passos a seguir na escolha de uma lâmpada LED, a luminosidade é medida em lúmenes (lm).

Tomemos por exemplo a Campânula LED UFO Philips 200W 120lm/W LED com Óptica Especial 60°, um exemplo fantástico de iluminação industrial LED. A sua ficha de dados indica que tem uma vida útil de “50.000 horas L70”. Isto significa que após este período de tempo, a luminária retém pelo menos 70% do seu brilho. Neste exemplo, passaríamos dos 21.269 lúmenes originais para quase 15.000, um valor ainda superior ao de uma luminária de halogéneo de mais de 900W.

Tabela comparativa da vida útil de uma lâmpada
Vida útil de una bombilla LED en comparación con otras tecnologías.

Certamente, o valor de vida útil de uma lâmpada de LED é obtido estatisticamente. Não é viável realizar um teste real (50.000 horas é equivalente a quase 6 anos) para avaliar quantas horas passaram até, por exemplo, 50% de uma amostra suficientemente grande de lâmpadas LED reduzir a sua luminosidade a 70% do original. Por outro lado, existem condições externas tais como a qualidade da instalação ou a própria fonte de alimentação que podem afetar negativamente a eletrônica e derreter o LED.

Algumas lâmpadas centenárias… ou quase.

Vamos agora analisar brevemente as 5 lâmpadas de vida mais longa da história.

A quinta mais duradoura encontrava-se em Martin & Newby, uma loja em Ipswich, Inglaterra, que se estima que tenha datado da década de 1930 e que esteve em funcionamento até 2001.

A quarta lâmpada está localizada num quartel dos bombeiros em Magnum, Oklahoma, e as suas primeiras utilizações remontam ao final da década de 1920.

Gasnick Supply, uma loja de Nova York, era o lar da lâmpada que leva o bronze nesta pequena classificação. Instalado em 1912, segundo o proprietário da loja Jack Gasnick, esteve em funcionamento pelo menos até 2003, quando o edifício onde estava localizado foi demolido.

A prata vai para o que foi considerado a lâmpada mais duradoura do mundo, embora tenha tido o título por apenas dois anos. Originalmente instalado na Byers Opera House em 1908, encontra-se num museu desde a demolição do seu local original.

No topo do pódio está uma verdadeira celebridade entre as lâmpadas. É apoiada por organizações como o Guinness Book of Records e mesmo a General Electrics como a lâmpada mais duradoura da história. Localizada num quartel dos bombeiros em Livermore (Califórnia), a “lâmpada centenária” foi instalada em 1901 e passou por pelo menos quatro locais diferentes até à sua localização atual. Foi fabricado pela Shelby Electric Company.

A lâmpada centenária
La bombilla centenaria lleva funcionando desde 1901.

Embora tenha sido estudada extensivamente, não é claro porque é que ainda funciona após tanto tempo. Muitos afirmam que as coisas foram simplesmente melhoradas no passado ou que somos vítimas de obsolescência programada. Outros apontam simplesmente para o fato de que apesar de ser uma lâmpada de 30W ou 60W, não é totalmente clara, está a trabalhar a 4W e que por causa disso, e porque tem o seu próprio sistema independente de fornecimento de energia, tem sido capaz de durar tanto tempo.

Seja como for, se quisermos desfrutar de iluminação de qualidade e energeticamente eficiente, a iluminação LED é a única alternativa viável. E, como pode ver na nossa loja online de iluminação efectoLED, o preço já não é um problema.