Truques de iluminação para vender mais

Se tiver uma loja, a iluminação deve ser um dos aspectos mais importantes a ter em conta. Como discutimos ao falar sobre a psicologia da cor, a primeira impressão de um artigo é mais de 60% baseada na sua aparência. Embora isto normalmente não seja suficiente para fechar a venda, uma avaliação inicial negativa pode impedir que isso aconteça.

As dicas e truques de iluminação que lhe vamos apresentar serão de grande ajuda para assegurar que este primeiro contacto produto-cliente desperte o interesse do consumidor.

A iluminação tem de se adequar à decoração e à imagem de marca

Embora possa parecer um cliché, e de facto é, no mundo do design, a iluminação é tudo. A disposição da luz, a sua temperatura e intensidade de cor definem a atmosfera do espaço e as sensações que transmite. É por isso que tem de corresponder à imagem que a marca quer transmitir e à decoração do espaço.

Iluminação por níveis

A iluminação de lojas deve ser concebida tendo em mente vários níveis de iluminação: geral, acentuação e iluminação de tarefas. Cada tipo de luz tem uma função no espaço e a sua combinação adequada é essencial.

iluminação escalonada

Iluminação ambiente ou geral

Este é geralmente o principal tipo de iluminação no espaço e caracteriza-se pela largura do feixe das luminárias. Isto permite uma iluminação uniforme.

Iluminação de destaque

Esta é a luz que irá destacar elementos decorativos e produtos específicos. Aqui, são utilizados projectores de abertura mais pequena para concentrar a luz.

Luz de trabalho

Puramente funcional, não se enquadra nas orientações estéticas do espaço. É utilizado onde a luz existente não é suficiente para realizar determinadas tarefas confortavelmente.

A iluminação LED oferece-nos uma grande variedade de opções quando se trata de iluminação e decoração do nosso negócio.

Ajustar a temperatura da cor

Muitas vezes negligenciada ou baseada na preferência pessoal, a temperatura da cor deve ser escolhida de acordo com o tipo de clientes que temos ou queremos ter. As luzes mais quentes criam uma atmosfera mais acolhedora que tende a apelar a pessoas de uma certa idade. Uma iluminação mais fresca é mais apelativa para as pessoas mais jovens e dá uma sensação de amplitude.

Produtos recomendados

Ir para CRI elevado

A melhor maneira de assegurar que um produto tenha a aparência que merece é iluminá-lo com luz de qualidade. Um CRI de pelo menos 80 assegura que as cores são reproduzidas sem distorção.

Iluminação da prateleira

A integração de luzes nas prateleiras onde os produtos são expostos aumenta drasticamente as vendas. Isto é muito fácil de conseguir com as luzes LED, uma vez que não emitem calor, têm um consumo de energia muito baixo e existem soluções de iluminação muito compactas, tais como as lâmpadas LED G9 que cabem em qualquer espaço.

prateleiras com luz vendem o dobro

A mesma tonalidade de luz não funciona para todos os produtos.

A utilização da mesma temperatura de cor para todos os produtos na loja pode ser prejudicial. Este é especialmente o caso nas lojas de produtos frescos e, estranhamente, nas joalharias. Com produtos frescos como carne ou peixe, utilizaremos soluções especialmente concebidas para estes espaços, tais como tubos especiais LED para talhos. Nas joalharias, é aconselhável utilizar luzes mais ou menos quentes (3000K) para ouro e tons mais neutros (4000K) para diamantes ou prata.

Luz da direcção certa

Em artigos anteriores já lhe dissemos que a iluminação aérea não é a melhor maneira de se ver bem ao espelho. Então, porque é que a maioria dos provadores só tem um único ponto de luz no tecto? Luz que, por outro lado, na maioria dos casos, oferece uma iluminação bastante fraca. Seria melhor ter algumas luzes de boa qualidade na vertical à volta do espelho.

Realce o que deseja que os seus clientes vejam

Algo que é frequentemente ignorado. As luzes, especialmente as luzes de acentuação, devem chamar a atenção do utilizador para os produtos e, especialmente, para as promoções ou os produtos estrela do nosso negócio. Isto é muitas vezes difícil dadas as contínuas mudanças na disposição das lojas em certos sectores. Tradicionalmente, a iluminação de pistas tem sido utilizada devido à sua versatilidade quando se trata de deslocar as luminárias, mas hoje em dia estão disponíveis projectores multi-ângulo. Este tipo de luminária LED permite-nos ajustar o ângulo de abertura da luz e personalizar o mais possível a iluminação do espaço.

Dê vida às montras das lojas

Não deixe que aquela enorme janela que liga a sua loja ao exterior passe despercebida. Use iluminação com cores de alto contraste, brilhante e se possível com algum dinamismo (movimento, mudanças de cor ou intensidade). A iluminação da montra da loja é um dos aspectos mais importantes para captar a atenção de futuros clientes.

Vitrina com luzes LED

Obter bons conselhos

A iluminação em instalações comerciais, tais como uma loja, tem uma carga de trabalho muito mais pesada do que numa instalação doméstica. Por este motivo, devemos adquirir elementos de iluminação capazes de suportar as horas contínuas de iluminação que um dia de trabalho exige. Na nossa secção de iluminação LED para lojas dispõe de uma vasta gama de produtos especialmente concebidos para a iluminação de lojas.

Uma loja devidamente iluminada é mais atractiva do exterior e convida o cliente a entrar. Uma vez dentro, deve proporcionar a atmosfera certa para facilitar o processo de venda e isto é conseguido através da exposição dos produtos de tal forma que se gera o desejo de os adquirir.