Níveis de iluminação recomendados em habitações

Escrevemos longamente sobre os níveis de iluminação recomendados em todos os tipos de espaços comerciais, tais como lojas e hotéis. Desta vez, vamos concentrar-nos nos valores de iluminação mais adequados para cada divisão da casa.

Ao contrário da iluminação em espaços de trabalho, no ambiente doméstico não temos quaisquer normas como a UNE-EN 12464. Por este motivo, esperamos que este pequeno guia sirva como referência.

Níveis de iluminação numa casa

A iluminação em casa é mais do que a simples colocação de lâmpadas, para não ficarmos sem luz durante a noite. A escolha do tom e intensidade de luz adequados irá proporcionar-nos um maior nível de conforto e melhorar a estética do espaço.

iluminação recomendada por sala

Como sempre, a primeira coisa a considerar são todas as actividades que vão ser realizadas em cada uma das divisões da casa. Desta forma, conheceremos exactamente as necessidades de iluminação de cada espaço e escolheremos as nossas luzes LED em conformidade.

Para além disso, a fixação de uma iluminação que corresponda ao que realmente precisamos pode ser benéfica na redução das nossas contas de electricidade.

Iluminação da cozinha

A cozinha é uma das divisões mais usadas da casa e requer iluminação funcional, mas não deve ser despojada de sofisticação. A abordagem mais comum é planificá-la a dois níveis: geral e de trabalho.

Para iluminação geral na cozinha, 200 lux pode ser suficiente, embora nas áreas onde os alimentos são preparados, devemos acrescentar alguma iluminação complementar que nos permita trabalhar confortavelmente.

Outra vantagem da iluminação em dois níveis é que eliminamos as sombras que nos causaria na bancada de trabalho se tivéssemos apenas a iluminação geral da cozinha.

Iluminação da cozinha com luz LED no tampo de trabalho

Os tubos fluorescentes com luz fria têm sido normalmente utilizados para iluminar a cozinha. Hoje em dia, é mais comum instalar downlights ou painéis de LED que distribuem a luz de forma muito uniforme.

No que diz respeito à temperatura da cor, o uso de luz fria facilita diferentes tarefas como cortar ou cortar e reduz o risco de acidentes, uma vez que melhora a concentração. Em qualquer caso, é importante que a luz tenha um índice de restituição de cor de pelo menos 80 para determinar facilmente a frescura dos alimentos.

Produtos recomendados

Iluminação da casa de banho

Outra sala onde a luz tem de ser prática e funcional. Tal como mencionámos quando falámos sobre a iluminação da cozinha, na casa de banho vamos novamente planear a luz a partir de duas perspectivas: luz geral e luz de espelho. De facto, a iluminação por níveis é uma prática que pode ser aplicada na maioria das áreas da casa.

luz de acentuação à volta do espelho da casa de banho

A mais comum é a utilização de uma luz descendente ou de um tecto no centro do espaço e uma segunda fonte de luz no espelho, para nos ajudar em actividades diárias como a barba ou a aplicação de maquilhagem.

Ao escolher a iluminação do espelho, é importante assegurar que a temperatura da luz seja neutra e que haja pelo menos um ponto de luz em cada lado do espelho para evitar sombras.

Iluminação em corredores e escadarias

As passagens exigem geralmente um baixo nível de iluminação. Para a maioria delas, alguns pontos de luz bem distribuídos são mais do que suficientes. Se forem instalados pequenos projectores de halogéneo, é suficiente substituí-los por LEDs de potência equivalente.

Faróis de LED nas escadas

Em corredores e especialmente em escadas, as tiras e faróis de LED podem ser uma alternativa muito interessante à iluminação convencional. A automatização do ligar e desligar destas luzes, utilizando detectores de presença, é também uma tendência crescente.

Iluminação nos quartos

No nosso blog de iluminação falámos anteriormente sobre as diferentes opções de iluminação de um quarto ou de um quarto de criança. Em ambos os casos, a iluminação tem de criar uma atmosfera acolhedora e repousante.

O quarto é onde os membros mais jovens do agregado familiar tendem a estudar ou a brincar e, portanto, devemos também ter uma iluminação adequada para este tipo de actividade. Portanto, a coisa mais prática a fazer é ter uma iluminação geral quente e de baixa intensidade, que complementaremos com outra, mais brilhante, e se for mais fria, melhor, para tarefas como a leitura ou a escrita.

Quarto de dormir com diferentes luzes LED

O sistema de iluminação mais comum em todos os tipos de quartos inclui a iluminação geral a partir do tecto da sala, o candeeiro de mesa e, nos quartos das crianças, o candeeiro de secretária.

Iluminação da sala de estar e da sala de jantar

Quer ambos estejam no mesmo espaço físico, quer tenhamos uma sala separada para cada utilização, a iluminação na sala de estar e na sala de jantar tem um objectivo semelhante: criar um espaço confortável.

Nesta sala, um número infinito de actividades diferentes são levadas a cabo com uma grande variedade de necessidades de iluminação. Precisamos, portanto, de um sistema versátil que possamos adaptar facilmente a cada momento. Por esta razão, uma iluminação com regulação de fluxo luminoso ou, melhor ainda, um sistema de iluminação inteligente como o Philips HUE pode ser uma excelente solução.

Sala de estar com iluminação LED

Em termos gerais, precisaremos de uma iluminação geral que não tenha de ser demasiado potente, embora na zona de refeições deva ser suficiente para que possamos funcionar confortavelmente.

Para ver televisão, recomendamos uma luz ambiente fraca que não produza reflexos no ecrã e, se gostarmos de ler, uma fonte de luz auxiliar com um pouco mais de intensidade e um tom mais fresco.

Níveis de iluminação recomendados por sala

O quadro seguinte resume os níveis de iluminação recomendados para cada sala.

Cozinha

Geral200 luxPiso
Tampo de trabalho / Ilha500 luxÁrea de trabalho

Casa de banho

Geral100 luxPiso
Mirror300 luxAltura do rosto

Corredores e escadas

Moradias100 lux1 m
Áreas comuns150-200 lux1 m

Quarto de dormir

Geral50 – 100 luxPiso
Cabeceira150 – 300 luxLuz de leitura

Quarto das crianças

Geral200 luxPiso
Secretária500 luxQuadro

Sala de estar / Sala de jantar

Geral100 luxPiso
TV50 luxLuz ambiente
Leitura150 – 300 luxPlano de leitura
Sala de jantar150 luxQuadro

Vale a pena sublinhar novamente que estes são valores-guia, mas são um bom guia para conhecer a quantidade mínima de luz de que necessitamos para cada tipo de actividade que podemos realizar dentro de casa, em segurança e com o conforto visual adequado.

Como sempre, pode deixar as suas perguntas nos comentários.