Luz para desenhar

Os profissionais de desenho ou desenho gráfico trabalham frequentemente em condições de iluminação insuficientes. Em muitos casos, a iluminação existente na sala produz sombras ou não é adequada para este tipo de tarefa. Ter uma luz de desenho de qualidade e potência suficientes é a chave para trabalhar sem cansar os olhos.

Quanta luz é necessária na área de desenho?

A norma europeia sobre iluminação para interiores (UNE 12464.1) estabelece, para espaços onde são realizadas tarefas técnicas de desenho, um nível de iluminação na superfície de trabalho de pelo menos 750 lux.

Para ter este nível de luz, é essencial que a iluminação geral seja de alta qualidade (a norma recomenda Ra>80) e correctamente distribuída no espaço. Isto assegura que a iluminação é uniforme, evitando o aparecimento de sombras. É importante que a iluminação não cintile para que o grau de conforto visual seja tão elevado quanto possível.

Produtos recomendados

Elementos chave de iluminação numa sala de desenho

Iluminação geral

Os painéis LED são a melhor opção para iluminar homogeneamente o espaço com luz adequada e suficiente. Destacam-se pela sua potência, qualidade de luz e grande ângulo de abertura do feixe. É melhor distribuí-los uniformemente para que o máximo de luz possível chegue à sala de todos os ângulos.

Um exemplo típico de distribuição numa sala com tecto técnico seria a colocação de painéis de 60 x 60 cm com uma distância de 120-180 cm entre si.

Iluminação pontual

Se a iluminação geral não for adequada, devemos substituí-la por uma lâmpada de mesa ou lâmpada flexográfica LED. Devemos ter em mente que este tipo de elemento tende a focar bastante a luz e pode gerar sombras bastante irritantes. Por conseguinte, não deve ser a única fonte de luz disponível.

Caixas de luz

Um elemento muito comum utilizado pelos animadores na era pré-digital. Neste caso, o desenho é iluminado por trás. Isto permite que uma segunda folha de papel seja colocada em cima do desenho original para servir de base ao novo desenho.

elegante lâmpada base led
Uma lâmpada flexo pode complementar uma iluminação deficiente.

Que temperatura de cor deve ser a luz para desenhar?

A temperatura de cor recomendada para este tipo de actividade, e de facto para qualquer estudo ou espaço de trabalho, é branco frio. Como já mencionámos em ocasiões anteriores, esta tonalidade de luz favorece a concentração e a percepção de detalhes. Além disso, em espaços onde a quantidade de luz é elevada, uma temperatura de cor fria é normalmente mais agradável do que uma temperatura mais quente.

Como pode ver, ter luz suficiente e de qualidade para desenhar é essencial para minimizar a fadiga visual e trabalhar de forma eficiente e saudável.