Os 15 maiores mitos e mentiras sobre os LED

Muitos de nós já desfrutamos de iluminação eficiente e de alta qualidade graças aos muitos benefícios da tecnologia LED, mas ainda existe uma certa falta de conhecimento sobre como eles realmente funcionam. Aqui tentaremos mostrar a realidade por detrás dos principais mitos sobre as luzes LED que têm sido criadas ao longo do tempo.

1. Os LEDs duram para sempre

Os produtos de iluminação LED duram muito mais tempo do que qualquer outra tecnologia de iluminação, mas obviamente não durarão para sempre. No entanto, quando as luzes LED atingem a sua esperança de vida, não significa que deixarão de funcionar. Na maioria dos casos, continuarão a fornecer 60-70% da luminosidade original.

2. Os LEDs não geram calor

Os LEDs emitem uma certa quantidade de calor, mas muito menos do que as luminárias incandescentes ou economizadoras de energia e este é um dos factores da sua elevada eficiência. Do mesmo modo, não emitem infravermelhos que são invisíveis e apenas contribuem para um maior aquecimento da lâmpada. Os LEDs também não emitem qualquer luz ultravioleta.

3. A mudança para LEDs é muito dispendiosa

Inicialmente, o custo de algumas lâmpadas LED pode ser mais elevado do que o de uma lâmpada convencional, mas a médio prazo estará a poupar dinheiro. No entanto, o preço dos LED caiu consideravelmente nos últimos anos e existem modelos que se pagam a si próprios em menos de três meses.

 Os LEDs geram enormes poupanças

4. Os LEDs não são resistentes a vibrações

Os LEDs são muito robustos e não contêm partes móveis, filamentos delicados ou outros elementos frágeis. A maioria dos nossos produtos são feitos de materiais muito resistentes, tais como policarbonato ou alumínio e todos eles são certificados pela CE para garantir a sua qualidade.

5. As luzes LED não funcionam em ambientes muito frios.

Pelo contrário. A iluminação LED é mais eficiente e pode durar mais tempo quando utilizada em temperaturas frias. Na realidade, o calor excessivo reduz a vida útil dos componentes electrónicos e não apenas dos produtos de iluminação.

6. A luz das lâmpadas LED é muito branca.

Nos primeiros tempos, a luz LED era branca porque esta era a forma de alcançar a maior eficiência. Hoje em dia existe uma vasta gama de temperaturas de cor clara, desde o amarelo mais quente até ao mais frio do azul.

7. A iluminação LED é prejudicial à visão

A luz LED é tão segura como qualquer outra fonte de luz artificial. A sua intensidade é comparável à de qualquer outra tecnologia convencional e certamente não são como os lasers que focam a luz num único ponto.

8. Os LEDs fornecem pouca luz

Isto é totalmente falso. Uma lâmpada de LED pode emitir tanta luz como uma lâmpada tradicional, mas a uma fracção do consumo de energia. Em média, a poupança percentual de lâmpadas LED em comparação com incandescentes é de 80%.

A cidade de Milão vista do espaço sem LEDs e com LEDs
A cidade de Milão vista do espaço sem LEDs e com LEDs.

9. Mais potência, mais luz

Outro conceito que temos de esquecer. Embora tenhamos sempre confiado na potência para nos dizer quanta luz emite uma lâmpada, já não é este o caso. O que realmente medimos em watts não é a quantidade de luz gerada, mas sim a energia consumida pela luminária. Hoje em dia, o valor a que devemos prestar atenção é o lúmen que cada lâmpada fornece, que é uma medida da quantidade de luz que produz.

10. A qualidade da luz LED é baixa

A qualidade da luz dos LEDs é realmente boa. É medida pelo CRI ou índice de restituição de cor, que quantifica a qualidade de uma fonte de luz de 0 a 100, sendo 100 a luz solar. Normalmente, um CRI>60 é considerado aceitável e, no caso dos LEDs, o valor típico situa-se entre 75 e 85. Na nossa loja de iluminação LED online temos até luminárias com um CRI acima de 90.

11. A iluminação LED precisa de tempo para “aquecer”.

Nem por isso. Enquanto outras tecnologias cintilam ou desaparecem lentamente até à luminosidade total, os LEDs iluminam-se quase instantaneamente. Além disso, podem ser ligados e desligados continuamente sem afectar o seu tempo de vida útil.

12. A escurecimento não é possível

Os LED que são especialmente concebidos para este fim podem ser diminuídos sem qualquer problema. A única coisa que temos de ter em mente é usar o controlador certo para as luzes LED com regulação de fluxo luminoso que temos ou vamos comprar.

13. Os LEDs contêm materiais tóxicos

Ao contrário da iluminação fluorescente entre outras, os LEDs não contêm chumbo, mercúrio ou outras substâncias perigosas e são recicláveis. Todos os nossos produtos são certificados RoHS, o que garante a inocuidade dos materiais utilizados.

14. A relação custo-benefício não compensa

Uma lâmpada LED típica pode durar até 30.000 horas, o que, às 4 horas por dia, é pouco mais de 20 anos. Mesmo que as condições ambientais afectem negativamente o tempo de vida útil do LED, esta ainda dura muito mais tempo do que qualquer alternativa. Além disso, o seu consumo é 80% inferior ao das lâmpadas tradicionais, o que se traduz numa poupança substancial nas contas de electricidade e num período de amortização muito curto.

O LED tem uma óptima relação qualidade/preço

15. Os LEDs estão a evoluir, vou esperar até que sejam melhores.

Obviamente, como qualquer outro produto electrónico, a iluminação LED melhora com o tempo. Tal como os telemóveis ou os computadores, estão num processo de evolução contínua e ninguém pensa “Vou comprar um telemóvel quando deixarem de melhorar”, certo?

A iluminação LED percorreu um longo caminho desde que foi descoberto que um díodo poderia emitir luz em 1907. Actualmente, os LED são eficientes, duráveis, acessíveis e é por isso que da EfectoLED queremos banir os conceitos errados que foram criados à sua volta.